Tecnologia portuguesa Retmarker “validada”

Em comunicado, é explicado que os investigadores britânicos desenvolveram um estudo observacional, envolvendo cerca de 20 mil diabéticos do Programa de Rastreio de Retinopatia Diabética do Sistema Nacional de Saúde inglês, e revelaram os primeiros resultados no Congresso Internacional ARVO (Associação para a Investigação em Visão e Oftalmologia) em Seattle, EUA, confirmando a eficácia de soluções tecnológicas desenvolvidas em Portugal.

“Depois de uma primeira fase de qualificação das tecnologias que obedecessem aos critérios do estudo, o Retmarker revelou ser a única tecnologia europeia capaz de obter esta aprovação. O Retmarker demonstrou adequada sensibilidade na detecção de RD referenciável (os estadios da patologia que necessitam e para os quais há tratamento), quando comparado com os elevados padrões de exigência dos métodos atuais do Programa de Rastreio Inglês (assentes na classificação humana das imagens de cada diabético). O Retmarker demonstrou ainda uma adequada especificidade que lhe permite posicionar-se como uma alternativa mais eficiente em termos de custos”, lê-se no comunicado.

Adnan Tufail, MD FRCOphth, do Hospital Moorfields, o investigador principal do estudo, disse que “este foi o primeiro estudo independente de larga  escala, que foi realizado sobre as tecnologias de rastreio automáticas de RD, tendo-se concluído  que a automatização, como a disponibilizada pelo Retmarker, não só aumenta a capacidade do rastreio, como o faz com um elevado nível de sensibilidade imprescindível à segurança do mesmo. Já a análise económica detalhada levada a cabo no estudo, demonstra igualmente que este tipo de tecnologias inovadoras constituem uma alternativa mais eficiente e com custos inferiores aos envolvidos no processo de classificação humana tradicional”.

O Retmarker é um exemplo de investigação de translação com a AIBILI (www.aibili.pt), uma instituição fundada há mais de 25 anos pelo oftalmologista português José Cunha-Vaz.

José Cunha-Vaz, MD, Ph.D, fundador e presidente da AIBILI, afirmou que “este reconhecimento não é para nós uma surpresa visto que desde 2009 que utilizamos a tecnologia Retmarker no nosso Centro de Leitura de Imagens da Retina com vista a melhorar a consistência do nosso trabalho e a reduzir os custos da nossa atividade de classificação. Só na área do rastreio dispomos já de resultados de mais de 75 mil diabéticos. Nos últimos anos temos vindo a apresentar os resultados dessa experiência nos principais congressos de oftalmologia”.

João Diogo Ramos, CEO da Retmarker, referiu no mesmo comuicado terem sido “pioneiros no lançamento de um biomarcador para a progressão da RD que envolve a comparação de exames tirados ao longo do tempo e que foi considerado como muito promissor pela Agência Europeia do Medicamento. Fruto dessa experiência, evoluímos a tecnologia para endereçar os desafios dos programas de rastreio de RD, visto ser esta a forma mais adequada de poder alcançar um maior número de diabéticos que podem beneficiar da nossa ajuda. Estamos naturalmente muito satisfeitos por mais este reconhecimento que demonstra o valor da nossa ambição”. O mesmo responsável ressalvou ainda que “desde o início do estudo continuámos a desenvolver novas versões do Retmarker que estamos certos irão introduzir ainda benefícios adicionais na utilização da nossa tecnologia”.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 dia ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

7 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago