Telcos ganharão solução de Big Data desenvolvida pela SAP

A SAP anunciou que desenvolverá uma solução de Big Data sob medida para atender às demandas do setor de telecomunicações. O projeto, que tem como objetivo ajudar a simplificar a TI e promover a inovação nos negócios dos prestadores de serviços de comunicações, vai de encontro com a crescente demanda do setor.

Desenvolvido para ser executada sobre SAP HANA Cloud, a plataforma de processamento de dados em tempo real e em nuvem da multinacional alemã, o modelo de dados vai oferecer processamento e análise de dados contextuais em tempo real para operadoras de telecomunicações.

De acordo com a SAP, as empresas de telecomunicações precisam explorar seus enormes volumes de dados para conquistar um maior nível de envolvimento dos clientes e ter transações comerciais simplificadas em todos os canais, para permanecerem competitivas nos mercados hiperconectados e saturados de hoje. Também precisam de mais informações sobre o uso das redes e operações economicamente mais eficientes.

“Nossos clientes nos salientam que a necessidade de aceder, controlar e interpretar grandes volumes de dados nunca foi tão grande”, afirma Theo Pappas, vice-presidente de indústrias estratégicas da SAP Brasil. “É por isso que queremos tornar mais ágil o acesso das operadoras de telecomunicações a soluções de Big Data. As telcos poderão usar informações para criar serviços inovadores, aumentar a taxa de retenção e reduzir a rotatividade de clientes, além de aumentar a receita”, diz o executivo.

De acordo com um estudo do IDC, o volume de dados no mundo deverá crescer dez vezes nos próximos seis anos, atingindo 44 zetabytes (milhões de milhões de gigabytes). Explorando a nova geração de tecnologias de Big Data, os prestadores de serviços podem obter mais informações sobre comportamentos e preferências dos clientes e como eles interagem com o mundo. É possível extrair o máximo valor desses grandes volumes de dados combinando o poder do processamento in-memory da SAP HANA e a capacidade do Apache Hadoop para armazenar e processar até 100 petabytes ou mais de dados — independentemente da estrutura. Como resultado, eles serão capazes de explorar dados valiosos na organização e encontrar informações ocultas que podem se tornar novas fontes de receita.

A previsão é que os clientes terão a opção de executar a solução de Big Data on-premise, em nuvem ou usando uma implementação híbrida.

*Jocelyn Aurichio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago