Trojans bancários abundam nos dispositivos móveis, diz Kaspersky

Um levantamento recente da especialista em segurança Kaspersky Lab detectou mais de 77 mil trojans bancários nos dispositivos móveis só no Brasil. A empresa está a dar conselhos sobre como ficar protegido dessa ameaça.

Os trojans bancários, diz a Kaspersky Lab, são um dos mais perigosos tipos de malware, uma vez que o seu principal objetivo é roubar dinheiro das contas das suas vítimas sem que elas percebam. Quem usa aplicações bancárias e realiza compras pelo telemóvel está ainda mais vulnerável a este tipo de vírus.

A ação é impercetível, uma vez que a interface do trojan se parece com a do próprio banco, mas é executada no seu lugar, sendo ativado no momento em que a vítima insere as suas credenciais, roubando as suas informações.

Para enganar os utilizadores, os criminosos publicam aplicações maliciosas em lojas de terceiros, enviam mensagens de texto com URLs de phishing e, às vezes, escondem de forma sútil as suas aplicações nas lojas oficiais como a Google Play Store. Segundo a pesquisa da Kaspersky Lab, 98% deste tipo de malware é projetado para o sistema operacional Android, usada por mais de 90% dos brasileiros que possuem smartphones.

No entanto, os utilizadores de iPhone também precisam de ter cuidado. Aqueles que já realizaram um jailbreak no seu telefone estão mais vulneráveis, já que com isso o dispositivo perde a proteção inicial.

“Infelizmente, os utilizadores são os principais responsáveis pelas infeções nos seus aparelhos, já que não têm conhecimento sobre este tipo de ameaça e realizam o download do malware nos seus computadores por acreditarem que eles estão a instalar aplicações legítimas”, explica Roberto Martinez, analista de segurança da Kaspersky Lab na América Latina. “A melhor forma de proteção contra trojans bancários é instalar uma solução de segurança para todos os dispositivos com acesso à internet e ter cuidado ao fazer download de aplicações”, avisa.

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, existem mais utilizadores de smatphones do que de notebooks e tablets no Brasil. São cerca de 168 milhões de telemóveis conectados, contra 160 milhões da segunda categoria. Por terem diferentes utilizações, os dispositivos móveis tornaram-se os aparelhos preferidos para tudo, principalmente transações bancárias. E é por isso que os trojans bancários são tão lucrativos e continuam a aparecer em larga escala.

O número de aplicações maliciosas desenvolvidas para atingir essas plataformas continuará assim a aumentar, à medida que continuar a representar um enorme potencial de ganho para os cibercriminosos. Para ajudar utilizadores a protegerem os seus dispositivos e as suas transações contra esta ameaça, a Kaspersky Lab dá algumas dicas:

1. Ative as notificações de SMS do seu banco. Nem todos os SMS bancários são sequestrados pelos trojans bancários, e, em geral, esta é uma maneira muito eficaz para controlar a sua conta.
2. Faça o download de aplicativos apenas em lojas oficiais: Google Play Store (Android) e App Store (Apple).
3. Olhe atentamente para os termos e condições que cada aplicação solicita. Aqueles que procuram mensagens de texto de acesso precisam de uma investigação mais aprofundada.
4. Instale uma solução anti-malware para dispositivos móveis.