Twitter tenta voltar à China com escritórios em Hong Kong

O Twitter abriu o seu primeiro escritório na China. A empresa detentora da plataforma de microblogging homónima inaugura as suas instalações em Hong Kong, depois de ter sido proibida de operar na China continental.

twitter

Consta que os novos escritórios ficarão sob a tutela de Peter Greenberger, executivo do Twitter, e permitirão à tecnológica capitalizar as oportunidades de negócio no maior mercado de smartphones do mundo.

Conta a Reuters que o maior foco do Twitter na China incidirá sobre a publicidade digital. Contudo, segundo consta, os utilizadores na China continental não conseguirão ver estes anúncios.

No passado quarto trimestre, os anunciantes pagaram cerca de 479 milhões de dólares para publicitar os seus produtos nos feeds de tweets dos utilizadores.

Desde 2009 que o Twitter está proibido de operar na China, à semelhança das suas congéneres rivais Facebook e Youtube. Estas plataformas, aos olhos do governo chinês, alimentam sentimentos de descontentamento e promovem a desordem. Desta forma, fica evidenciado que o Partido Comunista se sente ameaçado por estes serviços que liberalizam o acesso à informação e fortalecem ideais pró-democráticos.

Sendo uma região com relativa autonomia face ao pulso de ferro da República Popular da China, Hong Kong poderá ser um bom ponto de partida para o Twitter começar a procurar um caminho de regresso para o mercado chinês.