Unisys lança Digital Investigator para ajudar autoridades policiais

Este sistema, uma versão avançada de uma solução anteriormente conhecida como Unisys Law Enforcement Application Framework, inclui um portal público que permite aos cidadãos fornecer informações para as autoridades e as agências de aplicação da lei e segurança pública, que possibilita o acompanhamento das solicitações por meio de smartphones e outros dispositivos. Também apresenta integração com ferramentas de análise de medias sociais para ajudar a reunir evidências digitais.

A iniciativa Cidades Seguras/Safe Cities da Unisys fornece ferramentas e recursos que auxiliam a prevenir e combater crimes. Um importante componente do portefólio, o Digital Investigator supera a capacidade dos sistemas tradicionais de gestão de registos, ao permitir que as organizações investiguem informações além dos limites tecnológicos e de fronteiras geográficas. O sistema fornece os recursos necessários para capturar e analisar a variação e complexidade dos dados, os quais são fundamentais para que os profissionais de agências de aplicação da lei possam basear-se para capturar bandidos, interceptar gangues criminosas e grupos terroristas.

“A iniciativa Cidades Seguras da Unisys foi criada para oferecer às organizações de justiça e segurança pública as soluções necessárias para que possam utilizar os dados de fontes como dispositivos móveis e Internet das Coisas da melhor maneira, possibilitando um ambiente público seguro”, explica Mark Forman, líder global para o Setor Público da Unisys. O gestor indica que o Digital Investigator é um componente crucial da iniciativa, oferecendo aos departamentos de polícia ferramentas para operar diversos formatos de dados, em múltiplas linhas de investigação, além de interligar informações relacionadas.

Quando se trata de investigações criminais e de utilização da inteligência, o uso da mineração de dados para identificar suspeitos de maneira ágil é um grande desafio. Com tanta informação disponível gerada por diferentes fontes, as agências de segurança e aplicação da lei precisam de combater o crime da melhor forma por meio da recolha, compilação e análise de todas as evidências, incluindo a movimentação no sistema judiciário, tal como o armazenamento e eliminação de dados.

O portefólio Cidades Seguras da Unisys também inclui a solução LineSight para análise específica da área de segurança de fronteira; o Stealth, para segurança por meio de microssegmentação e gestãp de identidade; o  Law Enforcement Message Switch, que permite que os utilizadores acedam de maneira simples às diferentes informações originadas de diversos sistemas da justiça criminal federal e estatais. O  Secure Image Management Solution permite ainda a captura e inclusão de fotos, vídeo, áudio, arquivos multimedia e imagens de unidades de fita.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago