Universidade do Quénia investe em tecnológica portuguesa

A JP – Inspiring Knowledge, empresa portuguesa dedicada ao design, desenvolvimento e distribuição de Soluções Tecnológicas, estabeleceu parceria com a Universidade de Moi. O acordo teve lugar em Eldoret, numa cerimónia que contou com a presença de William Samoei Ruto, vice-presidente do Quénia. O protocolo pretende apostar num projeto de integração tecnológica nas escolas do Quénia, impactando não só o sistema educativo, mas toda a economia do país.

Esta colaboração visa a implementação de um projeto educativo nacional de base tecnológica, tendo como finalidade a construção de uma fábrica de assemblagem de equipamentos tecnológicos dentro da própria Universidade, para a produção local de soluções educativas a preços competitivos.

Com o suporte da portuguesa JP – Inspiring Knowledge, a Universidade de Moi reforça assim o seu papel de hub de tecnologia e inovação no contexto queniano.

Em comunicado, William Samoei Ruto, vice-presidente do Quénia, afirma que “estamos a investir no futuro do Quénia, com duas grandes áreas de impacto: a Educação, ao introduzirmos as novas tecnologias no ecossistema educativo e na comunidade; e a Economia, ao transferirmos competências e conhecimentos técnicos, criando novos postos de trabalho nos setores da Tecnologia e Educação”.

Na fase de implementação do projeto, a JP – Inspiring Knowledge será um elemento dinâmico, bem como no seu acompanhamento a longo prazo, intervindo em diferentes campos atuação, como desenho e gestão de projeto, produção industrial, suporte técnico, logística, serviços de desenvolvimento profissional, entre outros.

Prevê-se que o projeto arranque em novembro deste ano, pelo que contará com um investimento inicial de 170 milhões de dólares e terá a aprovação dos Ministérios da Educação e ICT (Informação, Comunicações e Tecnologia).