Vai ser possível enviar dinheiro através do Facebook

Para além de mensagens, imagens, vídeos ou stickers, a aplicação de chat do Facebook vai permitir também o envio de dinheiro. Para já, a funcionalidade será lançada apenas nos Estados Unidos, de modo totalmente gratuito, e garante a transferência imediata das quantias.

facebook money chat

Cada vez é mais comum realizar operações bancárias ou compras através de uma plataforma online tornando esse setor num dos mais apetecíveis para as tecnológicas de todos os pontos do globo. Desde investimentos multimilionários de empresas como a Amazon ou Alibaba à criação de bancos online privados.

O Facebook junta-se à corrida com a apresentação de uma funcionalidade que será integrada na aplicação de mensagens da rede social e que permitirá o envio de dinheiro entre amigos. Para aproveitar a nova ferramenta, será apenas preciso iniciar uma conversa com outro utilizador que esteja adicionado à sua rede de amigos e clicar num botão criado especificamente para o efeito e que apresenta a forma de um dólar. O utilizador tem, depois, de adicionar o seu cartão de débito para que o dinheiro possa ser enviado.

O destinatário recebe um aviso e para receber a transferência tem apenas de adicionar o cartão enviado pelo amigo e adicionar também as informações relativas ao seu cartão de débito. Estes cartões têm de ser Visa ou MasterCard e emitidos por um banco norte-americano já que, por agora, a funcionalidade será restrita aos EUA.

Durante os próximos meses, a ferramenta será disponibilizada pelas diferentes regiões do Estados Unidos e poderá ser acedida através de diferentes dispositivos incluindo smartphones Android ou iOS.

De acordo com o anúncio publicado pela rede social, “o dinheiro enviado é transferido imediatamente. Poderá demorar um a três dias úteis para que o dinheiro fique disponível dependendo do banco, tal como acontece com outros depósitos”, o que torna esta operação semelhante a transferências mais tradicionais, pelo menos neste aspeto.

Mas a principal questão a suscitar dúvidas prende-se com a segurança destas transferências. O Facebook farante que serão utilizados sistemas de encriptação para que nenhuma informação relacionada com os cartões de débito seja revelada a terceiros e explica que “estes sistemas de pagamento são guardados num ambiente seguro que está separado de outras partes da rede do Facebook e que recebem controlo e monitoramento adicional.”

Para complementar a segurança dos utilizadores, quando são adicionados os cartões de débito, podem ser criados códigos PIN e ainda ativar a opção Touch ID, caso a transferência seja realizada através de um dispositivo com sistema operativo iOS.