Categories: Negócios

Valve integra a Linux Foundation

A Valve, que tem vindo a apostar no Steam OS, que inclui o kernel Linux, como parte da sua estratégia para lutar contra o Windows, junta-se agora à Linux Foundation.

A Linux Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de apoiar o crescimento do Linux a nível mundial.

A Valve já apresentou as suas novas consolas, as Steam Machines, que terão instalado o Steam OS e que serão controladas pelos novos Steam Controllers. De acordo com as informações avançadas pela empresa, os utilizadores poderão montar as suas próprias consolas e fazer upgrades às mesmas.

A atitude da Valve em juntar-se à Linux Foundation mostra que a empresa está comprometida em levantar o Linux como plataforma para jogos. Esta parceria pode também dar mais fôlego ao desenvolvimento do sistema de código aberto.

Um representante da empresa declarou que a entrada na Fundação é uma das formas pelas quais a Valve está a investir nos jogos no Linux.

Segundo Gabe Newell, co-fundador e CEO da Valve, o Steam OS e o movimento open source são o “futuro dos jogos” na LinuxCon. Relativamente ao Windows 8, Newell descreveu-o  como “uma catástrofe para todos os utilizadores de PC”  e, apesar da maioria dos jogadores do Steam serem utilizadores de Windows, é clara a posição tomada pela Valve.

“Juntar-se à Linux Foundation é uma de muitas formas de investir no avanço dos jogos para Linux. Através destes esforços esperamos contribuir com ferramentas para os programadores desenvolverem novas experiências em Linux, persuadir os fabricantes de hardware a dar mais prioridade ao Linux e, por último, produzir  uma plataforma elegante e aberta para os utilizadores Linux”, afirma Mike Sartain, membro-chave da equipa de Linux na Valve.

A Heterogeneous System Architecture  Foundation, um consórcio sem fins lucrativos fundado pela AMD, ARM, Qualcomm e Samsung para desenvolver especificações abertas e standard para computação paralela, assim como a startup Cloudius Systems, também se juntaram à Linux Foundation.

Cátia Colaço

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

1 dia ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago