VidCon e YouTube renovam parceria a meio da expansão internacional

A VidCon e o YouTube renovaram o seu acordo de parceria, o que irá levar a gigante de partilha de vídeos a ser novamente a patrocinadora principal do evento. Será o sétimo ano consecutivo.

A VidCon é a maior conferência mundial de vídeo online e está a meio de a uma expansão internacional. Por isso, o evento que sempre aconteceu em Anaheim, perto de Los Angeles, vai passar a chamar-se VidCon US.

Isso para distinguir o evento americanos das duas novas conferências que surgirão em 2017: VidCon Europe, marcada para 7 a 9 de abril em Amesterdão, e VidCon Austrália, entre 9 e 10 de setembro em Melbourne. A VidCon US regressa, como aconteceu este ano, no final de junho.

Na última edição, a conferência reuniu cerca de 25 mil fãs, criadores e profissionais da indústria do vídeo online. Não foi apenas YouTube, mas o site detido pela Alphabet é certamente a âncora de toda esta indústria.

Para 2017, a conferência voltará a ter três segmentos distintos – Comunidade, Criador e Indústria, com sessões para cada tipo de participante e um espaço de exposições robusto. São esperados cerca de 100 expositores, oferecendo experiências interativas e inovadoras.

O YouTube, dizem os organizadores, vai ter “uma presença significativa no evento”, criando atividades únicas para os participantes. Pelo menos 400 criadores – estrelas do vídeo online – vão participar da edição do próximo ano.

“É maravilhoso ver a VidCon US a continuar a sua expansão, à medida que os criadores do YouTube se tornam uma parte cada vez mais influente da cultura popular”, diz Danielle Tiedt, diretora de marketing do YouTube. “Estamos ansiosos para iniciarmos a parceria com a equipa da VidCon para juntarmos fãs, marcas, e colegas da indústria vindos de todo o mundo em celebração desse ecossistema que não para de crescer.”

Já Michael Gardner, diretor de operações da VidCon, e Colin Hickey, vice-presidente executiva da conferência, sublinham que o evento deste ano nos Estados Unidos será o “maior e melhor” de sempre e a parceria com o YouTube irá ajudar a criar uma experiência “extraordinária” para fãs, patrocinadores, profissionais e criadores – que são o coração da indústria de entretenimento online.

Os eventos na Europa e Austrália ainda aguardam o lançamento dos bilhetes.