Vídeo chat já está disponível para grupos no Facebook Messenger

O Facebook acaba de lançar uma das ferramentas mais solicitadas de sempre no Messenger – a capacidade de conversar através de vídeo nos grupos.

O ‘Group video Chat’ no Messenger permite manter contato direto com as pessoas cara a cara e estará disponível em dispositivos Android e iOS em todo o mundo.

De acordo com a publicação do gestor de produto do Messenger, Stephane Taine, a funcionalidade também poderá ser usada no desktop. O lançamento é um desafio direto ao Skype da Microsoft, seguindo a estratégia do Facebook de priorizar cada vez mais conteúdos em vídeo.

“Cada vez mais pessoas usam mensagens em grupos por muitas razões diferentes, como manter toda a gente atualizada, planear férias em família ou partilhar algumas brincadeiras”, escreve o responsável. Atualmente, 245 milhões de utilizadores usam o Messenger mensalmente para fazerem vídeo chat – a diferença agora é que poderão fazê-lo em grupo. A funcionalidade inclui máscaras 3D, mas apenas para iOS (o Facebook promete estender a Android em breve).

Cada vídeo chat pode incluir até seis utilizadores de cada vez. “Mas não se preocupe se o seu grupo for um pouco maior, porque até 50 amigos poderão juntar-se à chamada e escolher apenas ouvir. Quando mais de 6 pessoas estão na chamada, apenas quem estiver falar aparece na imagem para todos”, explica Stephane.

Para usar a funcionalidade, o utilizador tem que descarregar a última versão do Messenger. Depois, pode adicionar vídeo a uma conversa de grupo já existente ou criar uma nova. No canto superior direito do ecrã haverá um botão de vídeo chat, e toda a gente na conversa será notificada disso. Cada pessoa se pode juntar em vídeo quando quiser, premindo esse botão. O utilizador pode também chamar apenas uma parte dos amigos na conversa de grupo.