Vivendi planeja comprar mais ações da Telecom Italia

O grupo de media francês Vivendi indicou que planeia aumentar a sua fatia na Telecom Italia, para algo perto de 10% e 15%, garantindo assim influência sobre o grupo de telecomunicações com sede em Roma.

A proposta ainda está sob discussão interna e precisará de ser ratificada pelo conselho de administração dos franceses. A intenção foi revelada num momento em que a Vivendi está prestes a tornar-se a maior acionista da Telecom Italia, assim que receber oficialmente a transferência de uma fatia avaliada em 8,3%, como parte do pagamento pela operação na venda da brasileira GVT, adquirida pela espanhola Telefónica.

O grupo francês deve iniciar a compra de mais papéis nas próximas semanas, segundo fontes ligadas à companhia, ouvidas sob condição de anonimato pela Reuters. Apesar do interesse no mercado de telecomunicações, a própria Vivendi tinha colocado a Global Village Telecom à venda, sob o argumento de que sairia deste mercado para atuar exclusivamente no seu core business, media e entretenimento.

Voltou atrás, no entanto, ao receber a oferta de quase 7,37 mil milhões de dólares pela operadora de banda larga brasileira, então sob a sua alçada, e então revelou a sua intenção de angariar uma maior participação dentro da Telecom Italia. A telco italiana, por sua vez, está sob bombardeio de gigantes do segmento na Europa, uma vez que o setor passa por um período de grande consolidação.

Além da concorrência que poderá enfrentar por parte da britânica Vodafone – já que a empresa inglesa deseja passar uma rede de fibra ótica por todo o território italiano -, também a francesa Orange exerce a sua pressão, tendo já demonstrado o desejo de assumir o controlo da Telecom Italia.

Questionadas sobre o assunto, tanto a Vivendi como a Telecom Italia recusaram-se a comentar.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago