Web Summit: Intel mostra como o mundo será melhor com IA

Com o tema “Artificial Intelligence: How data is evolving the future of technology”, o CEO da Intel começou por dizer que “os dados são  a tornar-se numa das  mais valiosas commodities do planeta” e que “os dados são verdadeiramente o novo petróleo” e que vão “transformar o futuro.”

Foram vários os pontos focados pelo executivo, entre eles como os dados estão a alimentar a inovação na IA, media imersivos que nos oferecem novas formas de ver desporto e “IA para o bem.”

A “revolução dos dados ainda está no início” disse Brian Krzanich que acrescentou que, “em 2020, cada pessoa vai gerar 1,5 GB de dados por dia” comparado com 600 MB que usualmente produzimos agora. Este aumento exponencial não é nada quando comparado com os dados produzidos pelas máquinas. Um carro autónomo gera 4 TB de dados por dia e que isso irá fazer com que sejamos capazes de produzir mais inovação. A informação será o fio condutor da IA para produzir valor para as empresas e para todo o mundo.

O responsável da tecnológica apresentou um neural computer stick que adaptado, por exemplo a drones de uma organização de salva vidas da Austrália, ajuda a salvar pessoas de morrer afogadas ou serem atacadas por tubarões. 

O CEO falou também da experiência dos carros autónomos, na qual a Intel fez uma forte aposta com a compra da Mobileye. O executivo anunciou, em Lisboa, o novo carro  que recolhe dados e que esteve no palco do Web Summit. Os dados são recolhidos através de câmaras, gps e sensores montados em todo o lado.

“Vocês vão ver estes carros em todo mundo”, confirmou Krzanich, que considera que este tipo de recolha de dados para mapeamento em tempo real é fundamental para que os veículos sem condutor vinguem na sociedade. 

“São mais de 30 milhões de veículos com pelo menos um sistema de câmara Mobileye” que “vão ajudar a tornar as estradas mais seguras”, revelou o responsável na sua palestra.

No que diz respeito aos medias imersivos, o CEO mostrou a parceria que a empresa tem com a liga espanhola de futebol que, com recurso a 36 câmaras instaladas à volta dos campos, permite uma experiência 3D do jogo. Além disso, o executivo falou da solução Intel True VR que possibilita que o utilizador tenha a “impressão” que está a ver o jogo no court de uma equipa da NBA e que, com ajuda de IA, permite obter informações sobre outros jogos, que sejam importantes, em simultâneo.

Por último, Brian Krzanich abordou o tema “AI for Good”, em que foi demonstrado à plateia como um sistema de inteligência artificial pode ajudar a encontrar jovens e crianças desaparecidos e que são explorados. Esta solução usa uma imagem da criança e compara-a com fotos e vídeos disponíveis na internet, tendo em consideração possíveis mudanças de cabelo, envelhecimento, entre outros fatores.  A tecnologia já está em funcionamento nos EUA e resulta de uma parceria entre a Intel e Thorn.

É por tudo isto que a Intel considera que os dados e a IA “podem mudar a nossa vida para melhor.”

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago