Windows 10 – Cinco funcionalidades de que vai gostar

Com o lançamento Windows 10, antecipamos aqui algumas funcionalidade do mais recente sistema da Microsoft.

Com a promessa de ser a suite de software mais avançada até à data, o Windows 10 quer revolucionar o modo como trabalha e utiliza o seu PC, telemóvel ou tablet.

A B!T teve acesso prévio a algumas das funcionalidades incluídas no Windows 10 – ficam aqui cinco que achamos que vai apreciar…

Um menu “Iniciar” Renovado

A Microsoft gastou muito tempo a desenvolver o Windows 10 para ter a certeza de que a experiência de utilização é familiar – e grande parte disto consistiu em juntar partes de que as pessoas gostaram no Windows 7 e no Windows 8, de modo a criar algo “familiar mas fresco”.

20150720_150729-600x415Em nenhum lugar isto é mais óbvio do que no Menu “Iniciar” – um favorito dos utilizadores que causou indignação ao ser excluído do Windows 8 em favor de um ambiente em mosaicos.

Com o Windows 10, contudo, ambas as versões foram combinadas para criar um menu “tudo-em-um” (que se pode ver acima) que coloca os mosaicos ao lado da tradicional lista de programas, documentos e opções.  Isto é totalmente personalizável, por isso pode adicionar quantos ícones ou colunas desejar, alargando o menu.

De forma similar à visualização das listas da aplicação Windows Phone, também pode clicar numa letra para saltar de imediato para uma lista de aplicações, o que significa que não há necessidade de fazer scroll down infinitamente. Os mosaicos atualizam-se continuamente, mostrando fotografias, manchetes ou notificações, sem que tenha de abrir uma aplicação.

A Cortana torna a pesquisa mais inteligente do que nunca

Outra transferência do lado mobile é a Cortana, a função de pesquisa ativada por comando de voz da Microsoft. Foi agora implantada no Windows 10 como uma aplicação independente que ajuda o utilizador a procurar ficheiros e programas, mas também uma enorme riqueza de informações.

O serviço funciona agora como o seu assistente digital pessoal, e consegue conhecê-lo melhor do que nunca, construindo uma rede de palavras, contactos ou lugares frequentemente usados. A Cortana também é agora mais proactiva e utiliza funcionalidades de pesquisa intuitivas para dar repostas mais ricas às suas questões, como, por exemplo, mantendo-se atualizada sobre as notícias de trânsito para lhe indicar a melhor altura para sair para uma reunião.20150720_151308-600x922

Outros exemplos incluem dar aos utilizadores a opção de definir alertas sobre reuniões e outras necessidades, como lembrá-lo de comprar pão quando estiver próximo de um supermercado. A Microsoft diz que pediu conselhos a assistentes pessoais reais para afinar o serviço, o que significa que deverá funcionar melhor do que nunca.

A Cortana vai passar também a suportar digitação assim como comando de voz, o que segundo a Microsoft reflete a apreensão britânica em ter um dispositivo digital a falar, e vai responder por escrito quando estiver num ambiente calmo, como um escritório. O serviço tem agora um lugar permanente ao lado do menu “Iniciar”, estando sempre disponível quando precisar.

Um novo browser com um “Sharp Edge”

Muito se falou do Edge, o novo browser que vai ser lançado com o Windows 10, sobretudo porque vai funcionar a par com o tão criticado Internet Explorer. A Microsoft diz que vê os dois a coexistir suficientemente bem, com o primeiro (que tem quase 20 anos de idade) a destinar-se mais ao consumidores, e o segundo mais direcionado para as empresas.

Isto deve-se ao facto de o Edge possuir algumas funcionalidades extras que o ajudam a distinguir-se do seu irmão mais velho.

Em primeiro lugar, ler páginas web, em particular notícias, torna-se muito mais simples, graças a uma opção de “Visão de Leitura” que afasta tudo o que enche uma página web normal, como anúncios e menus. Isto oferece-lhe uma versão da página mais direta e fácil de ler.

A barra de favoritos também foi melhorada, com os utilizadores a poderem agora marcar páginas para ler offline sem perderem nenhum detalhe.

Também pode personalizar o aspeto do browser, a partir de uma variedade de temas que oferecem diferentes cores e opções de fundo, e adicionar “Notas Web” utilizando um marcador no ecrã para sublinhar informação que pode ser útil posteriormente.

A Cortana também aparece sob a funcionalidade “Ask Cortana” que permite pesquisar dentro do browser. Os utilizadores apenas têm de sublinhar uma palavra, nome ou lugar e clicar diretamente na opção de pesquisa da Cortana, que de seguida apresenta informação sobre o termo de pesquisa na mesma janela.

Divisão inteligente de ecrã & Ambientes de Trabalho Múltiplos

20150720_152356-600x413Sem dúvida que atualmente todos somos pessoas ocupadas – então o que pode o Windows 10 oferecer ao trabalhador multitarefa dos dias de hoje?

Uma das características mais úteis do Windows anterior é a funcionalidade “Snap”, que permite utilizar dois programas em simultâneo dividindo o ecrã em duas metades, e trocar facilmente entre elas utilizando o atalho clásico Alt+Tab.

O Windows 10 vai mais longe e introduz a possibilidade de dividir o ecrã em quatro espaços, permitindo ao utilizador ter quatro processos ativos em simultâneo – perfeito para aquelas tarefas em que precisamos de várias janelas. É uma mudança pequena, mas certamente muito útil.

Para aqueles utilizadores que precisam de separar as partes relacionados com o seu trabalho, ou dividir o trabalho e a vida pessoal, o Windows 10 também dá a opção de criar múltiplos ambientes de trabalho. Isto significa que pode ter todos os processos de trabalho num espaço, e os da vida pessoal, como fotografias, jogos e música noutro, sem nunca os misturar.

Os ambientes de trabalho múltiplos podem trocar entre si facilmente, assim como as aplicações podem ser trocadas de um para outro, podendo ser criadas e eliminadas sem problemas – outra funcionalidade que pode revelar-se um prático economizador de tempo.

Uma forma de unir o PC, telemóvel e tablet

Uma das mensagens centrais por detrás do Windows 10 é unificar o poder – a Microsoft sabe que muitas pessoas têm mais do que um dispositivo, e que querem ter a possibilidade de trabalhar em plataformas múltiplas com facilidade.20150720_152804-600x456

Isto foi especialmente tido em conta com a funcionalidade “Continuum” da Microsoft, que permite passar rapidamente para dispositivos híbridos como o Surface Pro 3, que funciona tanto como tablet como PC. Se o dispositivo for destacado, o Windows 10 oferece a capacidade para continuar a funcionar em modo desktop ou mudar para um modo tablet mais amigável que se assemelha mais ao interface do Windows 8.

A funcionalidade multiplataforma também está incluída a partir do Centro de Notificações, que usa elementos do Windows Phone para dar alertas das redes sociais assim como preferências e opções como Wi-Fi e Bluetooth. Pode ser acedido usando as funções touch (percorrendo de baixo para cima o ecrã) ou através de um ícone localizado na parte inferior do ambiente de trabalho.