Categories: MobilidadeSmartphones

Yandex quer processar Google por conduta antitrust

O Google poderá vir a ser alvo de uma investigação por parte do Serviço Federal Antimonopólio, depois do seu rival russo Yandex o ter acusado de infringir leis antitrust.

De acordo com o Yandex, por muitos considerado o “Google russo”, os fabricantes de smartphones Android são obrigados a instalar o motor de busca norte-americano para poderem pré-disponibilizar nos seus dispositivos móveis a loja de aplicações Google Play.

Algumas fabricantes de smartphones que operam sobre o sistema operativo Android, como a Prestigo, a Fly e a Explay, avisaram o Yandex, em 2014, de que não poderiam integrar o motor de busca russo nos seus telemóveis, alegando que a Google não permite a pré-instalação de aplicações rivais.

Neste âmbito, o Yandex está a procurar cortar o cordão umbilical que liga o Android ao motor de pesquisa da Google. Como tal, recorreu à autoridade antitrust do mercado russo para acabar com o regime despótico da gigante de Mountain View.

Apesar de o Google gozar de uma posição dominante no continente europeu, está envolvido constantemente em batalhas legais por causa das suas alegadas condutas anticoncorrenciais. O facto de o seu sistema operativo Android ser o mais popular na esfera dos smartphones confere à Google um posicionamento largamente confortável no universo mobile.

O moscovita Yandex, citado pelo website tech.eu, disse que para que os fabricantes possam integrar nos seus smartphones o Google Play, têm que pré-instalar todo o conjunto de serviços mobile da Google e colocar como padrão o motor de pesquisa da gigante tecnológica.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 dia ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago