Serunai elege soluções da Saphety

A Serunai Commerce SDN BHD, empresa malaia focada na melhoria das relações e da transparência entre os stakeholders do âmbito Halal a uma escala mundial, selecionou a tecnologia da Saphety, empresa do grupo Sonae, para a sincronização dos dados mestre de produto e gestão dos ativos digitais, através das soluções SyncCode e a SyncMedia. O acordo entre ambas as entidades representa um avanço estratégico no fornecimento de informação de produtos a toda a comunidade Halal, sob a marca Global Halal Data Pool (GHDP).

O GHDP permite aos compradores e fornecedores de produtos e serviços Halal, tanto locais como internacionais, apresentar as suas empresas no mercado mundial. A ideia de criar uma base de dados para os negócios no âmbito Halal foi motivada pelo aumento da procura local e internacional por tais produtos, reforçando e facilitando a participação de pequenas e médias empresas no mercado global Halal (B2B e B2C). O facto da tecnologia da Saphety ser orientada pelos padrões do GS1 e ter a capacidade de ligação à Rede Global de Sincronização de Dados (GDSN), garante que seja partilhada uma linguagem corrente entre todos os agentes da cadeia de abastecimento de alcance mundial.

O mercado global Halal, com 1,8 mil milhões de muçulmanos, cerca de 23 por cento da população mundial, e um valor estimado em cerca de 2,3 biliões de dólares norte-americanos (excluindo o setor financeiro islâmico), com tendência de crescimento a uma taxa anual estimada de 20 por cento, representa uma indústria avaliada em 560 mil milhões de dólares norte-americanos por ano, tornando-o um dos segmentos de consumo de crescimento mais rápido em todo o mundo. Para a quantidade de troca de informação e o potencial deste mercado era necessária uma plataforma que fizesse a ponte entre os consumidores, retalhistas, fornecedores e entidades governamentais num único repositório de dados, assegurando, assim, em conformidade de todos os produtos ou serviços com os princípios Halal.

O acordo celebrado com a Serunai, sediada na Malásia é um passo estratégico no caminho da internacionalização da Saphety, devido ao enorme potencial do mercado malaio, assim como o papel relevante do país em toda a região do sudoeste asiático. “Falamos de milhões de consumidores que exigem ter garantias no que concerne a fiabilidade da informação dos produtos que consomem”, explica, em comunicado, Nuno Fernandes, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios Internacionais para região EMEA & APAC da Saphety.

A expressão Halal refere-se a um conjunto de produtos e comportamentos, que incluem alimentação e bens consumíveis, que são permitidos na região islâmica. Atualmente, Halal inclui diversos setores tais como a cosmética, a farmacêutica, o setor têxtil e até mesmo o financeiro. O mercado global Halal é estimado em 2,3 biliões de dólares, sendo a Malásia um dos países mais inovadores no âmbito desta indústria a nível global.