Altran apresenta novo projeto de gestão e otimização hospitalar

O software foi desenhado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, e consiste numa aplicação com duas componentes, a de Business Intelligence (BI) e a de Data Mining. Segundo a Altran, a primeira componente permite a recolha de informação financeira e operacional do hospital em causa, e a segunda possibilita a identificação de padrões de informação dos respetivos dados, podendo ser ajustado a cada hospital e a cada serviço, de forma a aumentar a precisão das projeções. Esta ferramenta permite ainda à gestão do hospital e aos gestores de serviço conhecerem antecipadamente os custos incorridos por episódio ou serviço hospitalar, contribuindo para um melhor suporte à tomada de decisão.

À mesa, a debater o tema, juntaram-se a Marco Ferreira, diretor de Energy and Life Science da Altran; Vitor Branco, diretor do Serviço de Urgência do CHCB; Carlos Lopes, diretor-adjunto Clínico do CHCB; António Peixeiro, diretor do Serviço de Cardiologia do CHCB; Carlos Casteleiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHCB e Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do CHCB.

Este último enalteceu o trabalho desenvolvido pela Altran, sublinhando o investimento em projetos de desenvolvimento e investigação na região, bem como a parceria sólida do CHCB com a Altran, relembrando o projeto de telemedicina, iniciado no ano passado, na monitorização à distância de doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

O Operating Profit & Loss Analyser (OPLA) é um projeto de investigação e de desenvolvimento, financiado pelo QREN e foi apresentado na conferência internacional Patient Classification Systems International (PCSI), em outubro de 2015, tendo obtido a distinção de melhor trabalho apresentado em poster. O estudo, no âmbito da gestão de custos hospitalares, foi redigido por uma equipa de consultores da Altran em colaboração com docentes da ENSP, com a coordenação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago