7ª edição do Sapo Codebits arranca cheia de ambição

A 7ª edição do Sapo Codebits arrancou hoje na Sala Tejo do Meo Arena e contou com o anúncio de várias novidades. Entre elas, destaque para a confirmação de que o domínio .sapo vai avançar em breve (já foi aprovado pelo ICANN) e para o anúncio do novo produto Meo Wallet, que consiste num sistema de pagamentos eletrónicos, embora a data de disponibilização ao mercado ainda não tenha sido avançada.

SAPO_Codebits_2012_overview

Além disso, nesta edição, para reforçar a aproximação entre universidades e indústria, a Sapo apresentou o UCodebits, expandindo-se até ao data center PT na Covilhã, onde haverá: transmissão em direto de todas as talks e workshops realizados no evento de Lisboa; workshops coordenados por elementos da Universidade da Beira Interior, Institutos Politécnicos de Guarda e Castelo Branco, e de start-ups nacionais; e um concurso de programação que permitirá aos vencedores participar na próxima edição do Codebits.

Assim, aos cerca de 900 participantes de mais de 10 nacionalidades presentes em Lisboa, juntam-se mais 110 na Covilhã. No total, serão 25 workshops e mais de 130 palestras (com mais de 100 oradores), transmitidos em direto via webcast em https://codebits.eu/.

Os três dias do evento vão servir igualmente para apresentar soluções que sejam consideradas inovadoras ao nível das novas tecnologias, da programação e da Internet. Assim, este ano estarão em destaque as componentes de computação física e hardware com 3D printing, fabricação digital, hardware e simulações aumentadas, robótica e drones, realidade virtual e uma exposição de retro computing.

A quem nunca teve oportunidade de marcar presença neste evento, podemos garantir que o ambiente que se vive no Meo Arena é de um entusiasmo e irreverência difícil de descrever. ‘Aprender, participar e divertir-se’ são as palavras-chave que os organizadores defendem e que os participantes levam à letra!