Android 4.4 começa 2014 com quota de 1,4 por cento

A versão mais recente do Android, o Android 4.4, começou o ano com uma quota de mercado de apenas 1,4 por cento. Num mês, esta versão teve um crescimento residual de apenas 0,3 pontos percentuais.

android kitkatO sistema operativo da Google continua bastante fragmentado e a taxa de adoção das suas versões mais recentes é ainda muito baixa. O Android 4.4, mais conhecido como KitKat, foi lançado no final do ano passado e no dia oito deste mês era uma das versões menos usadas pelos utilizadores que acedem ao Google Play.

Isto deve-se ao baixo número de equipamentos que trazem o software de origem e ao baixo número de empresas que já atualizaram os equipamentos para o Android KitKat. Apesar de no espaço de um mês o sistema operativo ter dado um pequeno salto, subindo 0,3 por cento de quota de mercado, este valor é ainda baixo.

A versão mais popular do sistema operativo Android continua a ser o Android 4.1, o primeiro de três Jelly Bean que viriam a ser lançados, ao ter uma taxa de utilização de 35,9 por cento. Em segundo lugar está o Android 2.3, lançado entre o final de 2010 e início de 2011, com uma quota de mercado de 21,2 por cento.

O sistema operativo Android é o mais popular do mundo, pois representa cerca de 80 por cento das vendas mundialmente de smartphones.