Apple Pay com dificuldades em zarpar?

O Apple Pay poderá não estar a ter o sucesso esperado. Um estudo revela que apesar de o sistema de pagamentos móveis da fabricante de iPhones ter sido amplamente adotado pelos utilizadores, existe uma séria escassez de lojas e terminais que estão preparados para o Apple Pay.

Apple Pay

Uma investigação realizada pela Phoenix Marketing International, que abrangeu cerca de três mil indivíduos, demonstrou que o sistema de pagamentos móveis, que a Apple apregoou como sendo revolucionário e disruptivo, não está a singrar entre os utilizadores. Porquê? Porque, de acordo com o estudo, lojas que estão registadas como superfícies comerciais que aceitam Apple Pay, na realidade, não estão capacitadas para este tipo de pagamentos.

Citado pela Reuters, Greg Weed, da Phoenix, afirmou que esta demora da difusão de terminais e lojas que aceitam Apple Pay pode criar algumas incertezas acerca da exequibilidade deste sistema, o que poderá atrasar ainda mais o seu desenvolvimento.

Com o Apple Pay, que transforma os iPhone 6 e 6 Plus, e mais recentemente o Apple Watch, em carteiras digitais, o diretor executivo Tim Cook, quer alongar o braço da criadora do iPhone, apresentando novos serviços aos utilizadores e alcançando novos mercados e fontes de receitas e crescimento. Também grandes nomes da indústria financeira já se juntaram ao Apple Pay, procurando promover a difusão dos sistemas de pagamentos móveis nos Estados Unidos. Por outro lado, as entidades bancárias, ao aderirem ao Apple Pay, vão poder controlar, de forma mais eficaz, os movimentos financeiros dos seus clientes.

Diz a consultora Forrester Research que o mercado os pagamentos móveis deverá, já este ano, gerar cerca de 67 mil milhões de dólares.