Foi por isso que o CEO da empresa, Tim Cook, anunciou no final da conferência na WWDC que será lançada a aplicação Swift Playgrounds para iPad. “Porque a Swift é tão simples de aprender, tem o potencial de trazer muito mais gente para a programação”, explicou Cook.
A Swift Playgrounds tem assim uma interface interativa, muito colorida, desenhada especialmente para estudantes e principiantes. Usa gráficos imersos, puzzles e uma abordagem causal – se mudar isto aqui, é assim que vai aparecer. Cook referiu que a linguagem já é usada em mais de 100 mil aplicações, desde o Twitter à Lyft.
“Gostava muito que a Swift Playgrounds existisse quando eu comecei a aprender a programar”, brincou Craig Federighi, vice presidente de engenharia de software, dizendo que a app é a única do seu género que tanto é fácil de usar como poderosa o suficiente para escrever código “a sério.”
Quem é membro do Apple Developer Program já pode espreitar a preview, sendo que a app estará disponível em beta público em julho, paralelamente ao iOS 10. A versão final estará disponível na App Store no outono.
Os estudantes poderão aprender conceitos centrais de programação, tais como comandos, criação de funções e uso de código condicional e variáveis.
A Swift Playgrounds foi anunciada quase no final da keynote de arranque da Worldwide Developer Conference da Apple, que decorre esta semana em São Francisco.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…