As principais tendências do marketing digital para 2016

No início de cada ano, profissionais de diversas áreas traçam os seus planos de ação para os próximos meses, revendo acertos e erros e tentando antecipar os destaques do próximo período.

Pensando nos profissionais de marketing digital, o CEO da Salesforce Marketing Cloud aponta os seus insights sobre as principais tendências para a área de marketing de 2015 e 2016. Confira a seguir:

Ad Blocking – Na segunda metade de 2015, o ad blocking foi um dos principais temas de discussão envolvendo tecnologias de marketing, e um dos assuntos mais importantes do Ad:Tech, maior evento de marketing digital do planeta, realizado em Nova York em novembro. As conversas giraram em torno da quantidade de utilizadores que fizeram o download de ad blockers e da validade de conseguir “penetrar” esse programa.

Uma vez que os ad blockers estão a tornar-se cada vez mais populares e sofisticados, os profissionais de marketing devem valorizar crescentemente os publisher premiums, que privilegiam os anúncios relevantes, consistentes com uma boa experiência para o utilizador e que não interrompem a navegação. Nesse contexto, o CRM exerce um papel importante para garantir que qualquer comunicação digital tenha como alvo um certo público adequado, e seja relevante para a posição em que este público esteja numa jornada do consumidor com aquela determinada marca. O Ad blocking é uma das muitas evoluções tecnológicas que, juntamente com os dispositivos móveis e apps, estão a tornar cada vez menos relevante o ad tageting baseado em cookies.

E-mail Marketing – Conforme as linhas entre os departamentos de vendas, atendimento e marketing se tornam menos definidas, está claro que o futuro do marketing é a jornada do consumidor. E o email tornou-se o ponto de união dessa jornada. Afinal, recebemos notificações do Facebook e das nossoas apps favoritas na nossa conta de email. O email conduz 30% de todas as vendas de e-commerce e 91% das pessoas verificam a sua caixa pelo menos uma vez por dia nos seus smartphones.

Os profissionais de marketing podem combinar o email com insights obtidos a partir de dados do consumidor recolhidos em canais de comunicação e dispositivos. Assim, conseguirão atingir o elevado nível de personalização exigido atualmente pelo consumidor.

A “Lei do Um” – A economia do século XX era baseada na massa – produção, media, consumo e trânsito de massa. Mas a economia do século XXI está relacionada ao individual. Os consumidores querem serviços e produtos o mais personalizado possível.

Por décadas, os profissionais de marketing tiveram como foco a segmentação: segmentar as pessoas em grupos com base em características demográficas e comportamentos para oferecer comunicações mais propícias. Hoje estamos a caminhar rapidamente para os media personalizados, o que significa que os segmentos de audiência atingiram um nível de refinamento que torna possível focar no indivíduo, o que chamamos de “Lei do Um” do Marketing.