CEO da Apple vai à China reunir-se com membros do governo

A China é o segundo maior mercado da Apple e de vital importância para o crescimento das vendas e receitas. Um dos problemas que Tim Cook pretende resolver é o da suspensão do iTunes Movies e iBooks, que foi ordenada pelo governo em abril.

De acordo com a Reuters, que avança a visita citando uma fonte próxima do processo, Cook estará em Pequim para se encontrar com líderes do Partido Comunista, incluíndo oficiais responsáveis pela propaganda do governo. A proibição das lojas de livros e filmes da Apple aconteceu no seguimento de nova legislação que impõe limites restritos à publicação online, em particular para filmes estrangeiros.

É uma altura péssima para a Apple. Nos primeiros três meses do ano, a marca enfrentou pela primeira vez em 13 anos uma queda nas receitas, sendo que o mercado chinês registou vendas mais fracas do iPhone e uma quebra de 25% no volume de negócios. Foi uma das razões que levou o magnata Carl Icahn a desfazer-se de todas as suas ações Apple na semana passada, um golpe duro para os títulos da empresa que não param de cair.

O investidor disse, em entrevista à CNBC, que o governo chinês pode tornar a vida muito difícil à Apple e que isso é um risco tremendo.

Por exemplo, o governo chinês tem pedido frequentemente à empresa o código fonte dos seus sistemas operativos – algo que Cook obviamente recusou. O episódio recente com o FBI e o Departamento de Justiça norte-americano tornaram os oficiais chineses ainda mais desconfiados da empresa.

Tim Cook, como sempre, tem-se afirmado otimista. Na conferência com analistas que se seguiu à apresentação de resultados, o CEO reiterou que mantém a confiança no mercado chinês e que este é, na verdade, mais estável que a perceção dele lá fora.

A Apple não comentou a visita.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago