Categories: Negócios

China desmente proibição de venda de produtos Apple

A China desmentiu hoje as alegações de que o governo havia proibido a compra de produtos da Apple, como iPads e portáteis MacBook, para fins e entidades governamentais, avançando que a tecnológica não era considerada um risco para a segurança do país.

De acordo com o que a Bloomberg News comunicara esta quarta-feira, uma dezena de produtos da Apple haviam sido retirados da lista de hardware sancionado pelo governo sob suspeita de constituírem uma ameaça à segurança interna da China.

No entanto, o Centro de Aquisições Governamentais chinês, o Ministério das Finanças e a própria Apple disseram que a tecnológica não havia sequer apresentado uma candidatura para integrar o conjunto de empresas fornecedoras de produtos para o governo.

Ao que parece, todo este mal-entendido foi geradfo por uma outra lista, que dizia somente respeito a produtos de poupança energética, tendo hoje a Apple afirmado que nunca estivera presente na referida lista.

Através de um fax enviado à Reuters no final dia de ontem, o Ministérios das Finanças chinês disse que apesar de a Apple estar certificada para a conceção de produtos de poupança energética, a empresa não apresentara qualquer candidatura para ser incluída na lista de aquisições do governo.

Os produtos que supostamente haviam sido banidos do contexto governamental chinês estiveram sempre disponíveis para compra. Contudo, por um breve período de tempo, na passada quinta-feira, as vendas destes dispositivos foram suspensas, mas, ao que tudo indica, isto apenas aconteceu devido a um rotineiro ajuste de preços, descartando qualquer suspeita que aponte para preocupações do governo relativamente à segurança dos produtos da Apple.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

23 horas ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago