Categories: Data-Storage

Commvault apresenta previsões sobre gestão de dados

Os dados e a sua gestão e segurança são temas cada vez mais recorrentes dentro das empresas sendo que a nova regulação europeia que entrará em vigor para o próximo vem colocar ainda mais pressão em cima das companhias.

Mas estes são também um dos maiores assets das empresas e é através deles que se podem originar receitas e marcar a diferença .  Segundo o Instituto Internacional de Analítica,  prevê-se que, até 2020, as empresas que usem os seus dados de forma eficaz obterão cerca de 400 mil milhões de euros de receitas.

A Commvault dá a sua visão sobre o que irá acontecer no campo da gestão de dados:

Armazenamento definido por software

Nos próximos meses as empresas passarão a utilizar verdadeiramente o armazenamento definido por software. Este modelo já demonstrou que consegue reduzir os gastos em hardware tradicional, ao mesmo tempo que proporciona o rendimento e escalabilidade necessários para Big Data, repositórios digitais, backup e outras workloads digitais de grande envergadura. Com o armazenamento definido por software, as empresas podem evitar a dependência face a um fabricante, incrementar o uso da cloud e implementar novas aplicações e serviços mais rapidamente, o que lhes dará uma vantagem competitiva significativa na economia digital atual. A empresa acredita que haverá uma oportunidade de aproveitar esta tecnologia para indexar e extrair valor dos dados, que vai para além de proporcionar uma forma mais económica de armazenamento.

A gestão inteligente dos dados não será um luxo, mas uma necessidade

As empresas vão implementar tecnologias inteligentes de gestão da informação, já que cada vez é mais claro que as soluções tradicionais não são capazes de satisfazer a crescente necessidade de uma plataforma capaz de gerir a interação entre os seus diferentes volumes de dados, de proteger de forma transparente a informação e de assegurar o cumprimento com a nova normativa europeia.

Só uma gestão inteligente da informação pode automatizar o acesso, a transferência e a sincronização entre dezenas de aplicações, bases de dados e outros volumes de dados – uma automatização que é imprescindível se as empresas não quiserem que os seus custos de administração de TI disparem e que os seus processos de negócio abrandem. Além disso, é necessária para eliminar tarefas e operações de proteção manuais, fazendo-o de forma transparente, contínua e automática.

E, por último, só uma proteção de dados inteligente proporcionará às empresas o potencial e visibilidade de que necessitam para se assegurar de que todos os seus dados são governados de forma a cumprir a nova normativa europeia GDPR. 

Ransomware

As empresas vão começar, finalmente, a levar o ransomware mais a sério e a implementar formas de identificar rapidamente conteúdo comprometido e automatizar a sua recuperação. O ransomware já mostrou ser uma das maneiras mais eficazes de se infiltrar numa organização, e os cibercriminosos estão cada vez melhores a introduzir vírus em inocentes ficheiros anexos a mensagens de email. As empresas necessitam de saber classificar, separar e esconder os seus dados para reduzir o risco de que caiam em mãos alheias e se percam para sempre. A estratégia de gestão de dados de uma empresa deve decidir-se a nível diretivo, em conjunto com a estratégia de segurança, com o objetivo de manter os dados críticos fora do alcance dos cibercriminosos.

Modelos de custo na cloud

Um aumento na hibridação de centros de dados também aumenta o fluxo e refluxo dos dados que se movem entre a cloud e as instalações on premise. Os sistemas de custos atuais não foram desenvolvidos tendo em conta este nível de transferência de informação entre diferentes localizações. À medida que as empresas adotam cada vez mais ambientes de infraestrutura híbrida, os modelos de preços atuais para mover dados de um lado para o outro estão a tornar-se insustentáveis. Durante os próximos meses, estes padrões de preços terão que ser ajustados, ou os fornecedores atuais de serviços na cloud arriscam a ver a sua quota de mercado a ser-lhes roubada pela concorrência.

A agitação da indústria do armazenamento

À medida que as empresas procuram implementar novas tecnologias e mais serviços na cloud, os vendedores de soluções pontuais perderão mercado em favor de fornecedores que ofereçam plataformas de gestão de dados potentes que simplifiquem e automatizem a gestão de uma informação cada vez mais complexa.

Gestão de recursos humanos

No mercado laboral atual, as empresas procuram cada vez mais ampliar a sua capacidade de alcançar, recrutar, motivar e reter os melhores talentos. Neste cenário, todas as empresas deverão adotar estratégias de aquisição e retenção de profissionais que se centrem no processo sem burocracia, para não só assegurar e manter colaboradores qualificados e motivados, como também garantir que todos estes profissionais estejam alinhados com os objetivos empresariais

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago