EDP escolhe Infinidat para melhorar desempenho da infraestrutura de dados

A empresa tinha o desafio de fazer face a um consumo de armazenamento que crescia ao ritmo de 1 petabyte por ano.

A Infinidat anunciou que a EDP selecionou a sua solução de armazenamento para fazer face ao exponencial crescimento dos dados que circulam na sua infraestrutura.

A empresa tinha um consumo de armazenamento que crescia a um ritmo de 1 petabyte por ano, pelo que se tornou um desafio para a EDP gerir volumes tão significativos de dados.

A companhia de eletricidade conta atualmente com dois datacenters de alto desempenho, assim como com uma experiente equipa que dá suporte a uma ampla gama de serviços de nível empresarial aos seus parceiros e clientes.

“Percebemos rapidamente que necessitávamos de arrays de armazenamento que nos proporcionassem a capacidade suficiente para assegurar este crescimento sem comprometer o desempenho. Além disso, era absolutamente crítico termos dois datacenters preparados para assegurar o disaster recovery de todos os nossos sistemas”, explica Jorge Domingos, IT Infrastructures and Capacity Manager da EDP.

Foi então que a EDP decidiu procurar uma solução de armazenamento que fosse capaz de “fazer face a este crescimento de dados sem precedentes”.

Dada a dimensão e os requisitos do seu projeto, a empresa lançou um exaustivo processo de consulta ao mercado.

“Há muitos anos que somos grandes consumidores de storage, e por essa razão possuímos um vasto conhecimento das ofertas existentes, bem como do portfólio de alguns dos principais fornecedores do mercado”, sublinha Jorge Domingos.

Após a escolha da solução da Infinidat, a EDP implementou dois arrays InfiniBox, cada um deles num dos respetivos datacenter, contando cada armário com uma capacidade inicial acordada de 1 petabyte.

A EDP utiliza os arrays para workloads de virtualização, sobre as soluções de virtualização vSphere Enterprise da VMware, totalmente integradas na plataforma da Infinidat, tendo beneficiado de uma implementação descomplicada com o suporte da equipa da Infinidat e das suas soluções tecnológicas.

Como resultado, a empresa obteve “um desempenho melhorado, latência ultrabaixa”, solução “zero touch” e uma abordagem “set it and forget it”.