Electronic Arts mostra novidades

A Electronic Arts (EA) levantou a ‘ponta do véu’ sobre as suas próximas novidades. Apesar de haver lançamentos como SIMS 4, Battlefield Hardline e Dragon Age: Inquisition, o maior destaque vai mesmo para o FIFA 15.

FIFA 15 - Screenshots (4)

O FIFA 15 conta com o novo motor de jogo EA SPORTS IGNITE e estará disponível para Xbox One, PlayStation 4 e PC em Setembro. Destaque-se a Inteligência Emocional presente no jogo, que permite ao FIFA 15 emular o estado emocional dos 22 jogadores em campo, que evolui contextualmente durante o jogo, com as emoções a serem baseadas em interações com adversários e colegas de equipa. Cada jogador tem uma atitude ou sentimento direcionados a todos os outros em campo e vai reagir de acordo com os acontecimentos da partida – frustração depois de passes perdidos, raiva com jogadas brutas e excitação quando acontecem boas oportunidades são exemplos das mais de 600 reações animadas que podem contar a história do jogo.

Além disso, pela primeira vez, a equipa de desenvolvimento do FIFA utilizou rendering de base física para dar vida a atmosferas e jogadores, visando tornar cada vez mais esbatida a linha entre o mundo real e virtual do futebol. Este novo rendering combina-se com um novo modelo de jogador e de rigging, que faz com que cada jogador se pareça e mostre atlético, esguio e verdadeiro à sua forma natural. O FIFA 15 é jogado num relvado vivo, onde as botas e entradas duras vão deixar marca e, à medida que cada partida progride, os jogadores vão ficando com lama e sujidade nos seus equipamentos. Outros detalhes visuais incluem placards de publicidade animados com LEDs, movimento das balizas e das bandeiras de canto, e condições atmosféricas mais realistas.

Já a vertente de Agilidade e Controlo foi construída com base no movimento de locomoção passo-a-passo e conferem um novo nível de resposta e controlo ao FIFA 15. A biomecânica faz com que os jogadores reajam e se movam com equilíbrio e com um controlo mais preciso na posse de bola. Novas habilidades e variações de corrida permitem que o jogador mude de direção e arranque de forma menos previsível e o toque e drible de cada jogador reflete a sua personalidade e trato de bola.

Mas nem só de futebol vive a EA. A empresa deu a conhecer outras novidades, como o Battlefield Hardline, que chegará à Europa a 23 de Outubro. Este jogo coloca os players no centro da guerra e do crime nas ruas de Los Angeles e Miami, permitindo-lhes que vivam a sua fantasia de serem polícias ou criminosos.

Com o motor de jogo da DICE Frostbite 3, Battlefield Hardline permite aos jogadores desencadear eventos Levolution enquanto passam por tiroteios subterrâneos, rebentam cofres de bancos ou destroem as ruas de Los Angeles. Apresentando um novo arsenal de armas e gadgets, incluindo pistolas de atordoar, cabos e ganchos, os jogadores passam para um novo nível de estratégia enquanto criminosos e polícias. Mantendo os combates de automóvel que os fãs já se habituaram a esperar de Battlefield, este Hardline traz uma nova abordagem a veículos, com motas para fugir com o saque e helicópteros das forças policiais para navegar no ar repleto de arranha-céus. O jogo estará disponível para PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, PC via Origin e Xbox 360.

Numa onda bem mais ‘soft’, a EA anunciou que o The Sims 4 vai chegar para PC a partir de 5 de Setembro a Portugal. Os novos Sims foram reinventados em personagens mais inteligentes e emocionalmente mais ricas, que ganham vida através de uma combinação do seu livre arbítrio e da direção dada pelo jogador.

Por fim, a Electronica Arts e a BioWare também apresentam o Dragon Age: Inquisition, que vai estar disponível a 9 de Outubro para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC. Nesta nova etapa da saga, o mundo de Thedas está a ser destruído por uma enorme e misteriosa brecha no céu, cabendo ao jogador assumir a pele do Inquisidor e liderar um grupo de heróis lendários com os quais descobrirá a verdade que esconde a iminente devastação.