Categories: EmpregoGestão

Empresas de TI abrandam as suas intenções de contratação

A crescente transformação digital e a maior automação nos modelos de negócios continuam a impulsionar a procura por profissionais especializados no setor das Tecnologia da Informação, para que as empresas consigam capitalizar as oportunidades do mercado e impulsionar o seu crescimento.

Apesar da incerteza que caracteriza o cenário económico nacional e global atual – motivada pelo abrandamento da economia mundial, pela inflação persistente e pela tensão geopolítica vivida – os empregadores do setor de TI em Portugal demonstram otimismo em relação às perspetivas de contratação para o segundo trimestre do ano.

As intenções de contratação dos empregadores tecnológicos mantêm-se, assim, positivas, com 43% das empresas a planearem aumentar as suas equipas no próximo trimestre, face a 21% que antecipam reduzir e a 31% que planeiam manter o seu número atual de colaboradores.

Os dados são divulgados no estudo Tech Talent Outlook, apresentado pela Experis, e mostram uma projeção para a criação líquida de emprego no setor das TI de +22% para o segundo trimestre de 2024.

Este é um valor já ajustado sazonalmente e que representa uma descida acentuada de 35 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2024 e de 10 pontos percentuais comparativamente com o período homólogo do ano anterior.

Estes valores colocam Portugal 6 pontos percentuais abaixo da média da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), e 12 pontos percentuais abaixo da média global.

“O cenário económico atual desafiante, a inflação e as altas taxas de juros levantam desafios acrescidos no acesso ao capital e estão a levar muitas empresas tecnológicas a reavaliar os seus custos operacionais, e a redimensionar equipas, no sentido de procurar cumprir as suas metas financeiras. Assim o crescimento contínuo nas intenções de contratação que observámos ao longo dos últimos trimestres, marca agora um ponto de inflexão, com uma diminuição nas projeções de emprego em IT para o próximo trimestre” explica Nuno Ferro, Brand Leader da Experis.

As intenções de contratação dos empregadores nacionais do setor das TI tinham vindo a registar projeções positivas e em crescimento desde o início do ano de 2023, mas os empregadores demonstram agora mais cautela nas suas intenções de contratação para os meses de abril a junho de 2024, invertendo essa tendência.

Enquanto nos primeiros três meses de 2024 a projeção se situava nos +57%, as previsões de contratação dos empregadores nacionais do setor das Tecnologias da Informação fixam-se, para o próximo trimestre, nos +22%.

Dos países e territórios inquiridos, apenas dois – Roménia e Porto Rico – apresentam Projeções negativas, com -10% e -13%, respetivamente.

Portugal ocupa a 26ª posição na tabela global, 12 pontos percentuais abaixo da média global. Com os valores mais otimistas destacam-se países como os EUA, com +51%, a Áustria, a fixar-nos nos +49%, e o Peru, com uma Projeção de +46%.

Na Região EMEA, onde se situa Portugal, a projeção do setor das TI é de +28%, situando-se 2 pontos percentuais abaixo da registada no primeiro trimestre de 2024 e 1 ponto percentual acima do registado no período homólogo no ano passado.

Bit Magazine

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

21 horas ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago