Equipamentos Dynabook com nova tecnologia de proteção da visão

O Portégé X40L é o primeiro notebook da marca a implementar a tecnologia de ecrãs da Dynabook a suprimir a emissão de luz azul.

O Portégé X40L, da Dynabook, é o primeiro notebook da marca a implementar a sua tecnologia de ecrãs para suprimir a emissão de luz azul, mantendo a fidelidade das cores.

O ecrã IPS Eyesafe-certified aborda automaticamente a filtragem da luz azul sem a necessidade de instalar filmes ou filtros especiais.

Os ecrãs Eyesafe-certified estão também previstos para outros dispositivos, “incluindo computadores portáteis para os jovens cujos olhos são mais sensíveis à luz azul”, explicou a marca.

A luz azul é uma parte natural da vida e tem um efeito positivo evidente nos seres humanos. Por exemplo, desperta-nos pela manhã, melhora o nosso humor e uma das principais áreas da psique humana – as funções cognitivas, que nos permitem perceber o mundo, responder adequadamente aos estímulos e gerir várias tarefas. Num ambiente natural, temos apenas o suficiente para nos servir bem.

Por outro lado, as pessoas nunca estiveram expostas a tanta luz azul como hoje, porque os ecrãs electrónicos são também uma fonte significativa de luz azul.

De acordo com um estudo de 2020, as pessoas passam agora uma média de quase 13 horas em frente dos seus vários equipamentos como computadores, telefones e televisão. Num dia típico, isso significa que estamos apenas 3 a 4 horas sem exposição intensa à luz azul durante o dia. A pandemia e as quarentenas e bloqueios associados contribuíram para esta situação.

Há várias maneiras de contrariar os efeitos negativos da luz azul:

Ecrã especial com filtração de luz azul. Do ponto de vista do utilizador, a forma mais simples e eficaz de filtrar a luz azul é um ecrã que possa reduzir automaticamente a intensidade da luz azul, sem afectar negativamente a reprodução da cor da imagem. Esta é a direção que o Dynabook Portégé X40L está a tomar, equipado com um visor especial certificado IPS Eyesafe-certified.

Filtro. No entanto, a grande maioria dos ecrãs vendidos hoje em dia não consegue suprimir a luz azul. Para eles, está disponível um filtro especial. Monitores de secretária, computadores portáteis e telefones podem ser equipados com películas vendidas separadamente que reduzem o encandeamento enquanto limitam a quantidade de luz azul que atravessa.

Óculos. Óculos especiais, frequentemente vendidos como “óculos de computador”, podem também desempenhar uma função semelhante de suprimir a quantidade de luz azul que passa.

Soluções de software. A luz azul também pode ser eliminada através de software, mas este método traz consigo uma mudança de cor que normalmente não é desejável.