“Reigniting Growth: Three Imperatives for Retail’s Future” é o nome do estudo realizado com os 120 maiores retalhistas a nível mundial. A SAP e a Oxford juntaram ao inquérito um índice económico, que mede o desempenho do retalho a nível mundial, e concluíram que os players estão sujeitos a “enormes pressões” para adaptarem as estratégias de negócio ao novo tipo de consumidores. No entanto, muitos não estão a evoluir com a rapidez necessária.
O estudo identifica três imperativos para os retalhistas:
“Para sustentar o crescimento e satisfazer os clientes, os retalhistas devem continuar a melhorar a experiência dentro da loja, expandir as interações online e em dispositivos móveis e construir as estratégias operacionais que são necessárias para integrar todos estes elementos numa experiência sem barreiras para o consumidor. Isto é, de forma a que qualquer experiência que o cliente tenha com aquele retalhista tenha o mesmo nível de qualidade.
Um dos pontos interessantes do inquérito é a dificuldade que os retalhistas têm na utilização prática dos dados disponíveis. Apenas 59% respondeu que a estratégia da sua empresa no desenvolvimento de iniciativas de marketing baseadas na análise de dados de clientes está madura; apenas 46% consegue captar dados de canais externos à cadeia de valor do retalho; e apenas 37% admitiu conseguir ter uma visão 360º do cliente, que inclui todos os dados internos e externos.
As conclusões do estudo podem ser consultadas aqui (inglês).
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