“Explicas-me” liga milhares de alunos e explicadores em Portugal

Chama-se Explicas-me e responde na internet pelo mesmo nome. Contando já com mais de dois mil explicadores e centros de estudos registados a nível nacional, é um serviço completamente gratuito para os alunos que procuram apoio pedagógico, sejam do 1º, 2º, 3º Ciclos ou até Secundário e Ensino Superior.

explicas-me-slide

Matemática, Português, Inglês, Francês, Física e Química, História, Geografia, Biologia e Geologia e Geometria Descritiva são apenas algumas das áreas e disciplinas atualmente mais procuradas no site.

“Desde o final do primeiro período de aulas que milhares de alunos e encarregados de educação têm contactado explicadores ou centros de estudos por todo o país através da plataforma, contribuindo para o sucesso da primeira fase de lançamento do Explicas-me”.

Fundado por cinco jovens oriundos de áreas como engenharia informática, gestão e web design, a plataforma, incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tem ultrapassado todas as expectativas e conseguido uma rápida adesão.

De acordo com Renato Chainho, fundador da plataforma, a ideia nasceu de uma necessidade identificada: a dificuldade em encontrar um explicador. “Pesquisar em anúncios, pedir referências a colegas e ter ainda que telefonar a cada um dos contactos a solicitar informações e preços. No fundo tinha imenso trabalho e muitas vezes não encontrava a solução que procurava”, refere. E de um problema nasceu uma solução: “O Explicas-me resumiu todo esse trabalho a apenas 3 cliques e aumentou significativamente o leque de opções, pois por mais telefonemas que façamos, encontramos apenas uma pequena parte dos explicadores que estão realmente disponíveis na nossa área de residência”.

A simplicidade da pesquisa é a principal razão do sucesso da plataforma, garantem os criadores. Basta colocar a disciplina e o local de residência para de imediato acedermos a todos os resultados. Para além disso, é possível ainda segmentar esses resultados, através da seleção do grau de ensino e a ordenação por preço ou distância, entre outros filtros disponíveis.

Outra vantagem é a utilização de perfis definitivos em detrimento dos tradicionais anúncios temporários. Os perfis estão associados a uma pessoa e bastante completos: com foto, descrição, curriculum vitae e até um calendário com dias e horas a que o explicador está disponível.

Embora inteiramente gratuito para os alunos, o Explicas-me encontra a sustentabilidade financeira solicitando aos explicadores um pequeno investimento para receberem as solicitações dos alunos. Após um período experimental com oferta de dois contactos, os explicadores poderão continuar a ser contactados por alunos mediante uma mensalidade a partir de dois euros por mês, em que os mesmos não são deduzidos se não receberem solicitações.