Categories: e-Marketing

Google testa ferramenta de chat entre clientes e empresas

A Google está a trabalhar numa ferramenta que poderá tornar o contacto entre clientes e empresas ainda mais direto, através de uma conversa de chat que também deverá incluir vídeo. A aproximação dos negócios dos possíveis interessados tem sido uma das apostas da Google que tenta, assim, expandir as suas áreas de atuação.

As primeiras imagens surgiram a partir de Matt Gibstein, um utilizador do Twitter que terá descoberto os testes a esta ferramenta, por coincidência. Gibstein reparou que quando realizava pesquisas no motor de busca da Google relativamente a negócios locais, a página mostrava também a disponibilidade da empresa para iniciar uma conversa.

De acordo com informações avançadas pelo TechCrunch, a Google está a testar um serviço que incorpora a possibilidade de comunicar com as empresas em tempo real diretamente a partir dos resultados das pesquisas, deixando de parte os e-mails ou chamadas telefónicas que podem não ter retorno. Deste modo, desde que a empresa apareça como disponível, o contacto será possível e imediato.

Este chat resulta da utilização da plataforma Hangouts também da Google, tanto em equipamentos móveis como no desktop. Esta não é a primeira ferramenta que a empresa está a desenvolver a partir do Hangouts, tendo anunciado, recentemente, um projeto que colocaria técnicos e especialistas da Google em contacto com eventuais clientes de modo a esclarecer dúvidas. Seja com que ferramenta for, a Google parece estar determinada em apostar no live chat para unir clientes e negócios.

Resta saber se a Google incluirá outros parâmetros nestes resultados inteligentes como o horário de funcionamento das empresas em causa e características adicionais específicas de cada negócio como, por exemplo, no caso de um restaurante surgir a informação sobre a disponibilidade de mesas para aquele horário.

Outra questão ainda sem resposta prende-se com os eventuais custos desta ferramenta para as empresas e a expansão que a mesma poderá adquirir. Se será gratuita e se cruzará a fronteira dos negócios locais são interrogações que apenas serão respondidas quando terminados os testes.

Filipa Almeida

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

1 dia ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

2 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

3 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

4 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

4 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

5 dias ago