HP vai portar servidores NonStop para x86

A HP anunciou que vai portar o seu sistema de servidores NonStop, da arquitectura Itanium da Intel para a x86. Com esta mudança, a empresa reduz a sua dependência em relação ao Itanium da Intel.

Man looking at computer serversÉ a medida mais recente, e talvez a maior da HP. A empresa diz que a versão baseada em x86 será apenas mais uma oferta paralela e que não há um afastamento do Itanium.

Randy Meyer, vice-presidente e gestor- geral para o negócio de servidores Integrity da HP reforça dizendo que têm “o compromisso de portar todos os ambientes NonStop – aplicações, middleware e ferramentas – para x86″.

Começou recentemente a comercialização de servidores NonStop com os mais novos processadores Itanium 9500, denominados Poulson. Depois disso seguir-se-ão plataformas equipadas com processadores Itanium Kittson.

Quando o processo estiver concluído, a plataforma NonStop deverá usar componentes de hardware 100% normalizados, incluindo processadores, memória e elementos de entrada e saída de informação.

A HP não consegue dizer quando é que o processo estará completo. Randy Meyer apenas disse que vai demorar “vários anos”.

Vários fornecedores de aplicações e ferramentas terão de as recompilar para x86, assim como os clientes que querem transpor as aplicações actuais. “Os sistemas serão compatíveis em código fonte. Os ISV terão uma árvore de código fonte que vão testar em diferentes ambientes”, reforça Meyer.