IBM lança marketplace de nuvem e analítica para programadores

O IBM Analytics Exchange é um marketplace com um catálogo de 150 datasets públicos que podem ser usados para análise ou integrados em aplicações. “A troca irá fornecer a cientistas de dados, programadores e outros consumidores de dados um leque de datasets prontos a utilizar incluindo dados governamentais, económicos e ambientais”, explicou Derek Schoettle no blogue corporativo da IBM para a analítica e big data.

Este lançamento faz parte de um portfólio de novas ferramentas com o intuito de “endereçar não apenas os desafios das empresas modernas, mas também a nova geração de gestores de dados que estão a levá-las para a frente”, acrescentou Schoettle. São ferramentas baseadas em open-source.

Há o IBM Graph, que tira partido do Apache TinkerPop e irá permitir aos utilizadores “descobrirem padrões anteriormente escondidos em grandes bases de dados.” Por exemplo, um retalhista online pode descobrir as conexões entre os dados para oferecer sugestões de compras mais atrativas e até improváveis ao consumidor, em tempo real .

Outra ferramenta é a IBM Compose Enterprise, que vem introduzir uma nova forma de acesso a bases de dados open-source para as empresas. É fornecida como DBaaS (Database as a Service) e vai criar um único ponto de entrada para sete bases de dados, incluindo MongoDB e PostgreSQL.

Há ainda a Predictive Analytics, um serviço que permite aos programadores construírem modelos de machine learning em aplicações a partir de várias fontes, para ajudar a fazer previsões em casos específicos – sem a ajuda de um cientista de dados. Basea-se na plataforma da IBM SPSS.

Schoettler referiu também que será disponibilizados novos datasets provenientes da recente aquisição dos negócios de produto e tecnologia da The Weather Company. “Estes dados únicos e proprietários serão personalizados para indústrias específicas, permitindo aos clientes um verdadeiro conhecimento de negócio a partir das décadas de dados que acumulámos.” O que é que a meteorologia tem que ver com IBM? Um destes pacotes de dados pode ajudar uma seguradora a alertar um cliente antes de tempestades devastadoras ou uma companhia elétrica a prever picos de utilização conforme o estado da meteorologia.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

7 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

2 semanas ago