IBM lança marketplace de nuvem e analítica para programadores

O IBM Analytics Exchange é um marketplace com um catálogo de 150 datasets públicos que podem ser usados para análise ou integrados em aplicações. “A troca irá fornecer a cientistas de dados, programadores e outros consumidores de dados um leque de datasets prontos a utilizar incluindo dados governamentais, económicos e ambientais”, explicou Derek Schoettle no blogue corporativo da IBM para a analítica e big data.

Este lançamento faz parte de um portfólio de novas ferramentas com o intuito de “endereçar não apenas os desafios das empresas modernas, mas também a nova geração de gestores de dados que estão a levá-las para a frente”, acrescentou Schoettle. São ferramentas baseadas em open-source.

Há o IBM Graph, que tira partido do Apache TinkerPop e irá permitir aos utilizadores “descobrirem padrões anteriormente escondidos em grandes bases de dados.” Por exemplo, um retalhista online pode descobrir as conexões entre os dados para oferecer sugestões de compras mais atrativas e até improváveis ao consumidor, em tempo real .

Outra ferramenta é a IBM Compose Enterprise, que vem introduzir uma nova forma de acesso a bases de dados open-source para as empresas. É fornecida como DBaaS (Database as a Service) e vai criar um único ponto de entrada para sete bases de dados, incluindo MongoDB e PostgreSQL.

Há ainda a Predictive Analytics, um serviço que permite aos programadores construírem modelos de machine learning em aplicações a partir de várias fontes, para ajudar a fazer previsões em casos específicos – sem a ajuda de um cientista de dados. Basea-se na plataforma da IBM SPSS.

Schoettler referiu também que será disponibilizados novos datasets provenientes da recente aquisição dos negócios de produto e tecnologia da The Weather Company. “Estes dados únicos e proprietários serão personalizados para indústrias específicas, permitindo aos clientes um verdadeiro conhecimento de negócio a partir das décadas de dados que acumulámos.” O que é que a meteorologia tem que ver com IBM? Um destes pacotes de dados pode ajudar uma seguradora a alertar um cliente antes de tempestades devastadoras ou uma companhia elétrica a prever picos de utilização conforme o estado da meteorologia.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago