Índia aprova legislação que impede Facebook de oferecer serviço grátis

A polémica arrasta-se desde o ano passado por causa da neutralidade da net: os fornecedores de serviço devem ser agnósticos quanto aos sites a que dão acesso e não dar prioridade nem condições de preço especiais a certas redes/sites/marcas. Ora o Free Basics do Facebook dá acesso grátis mas a um pacote pré-selecionado de sites e serviços, motivo pelo qual foi suspenso no país há dois meses para investigação.

Estas novas regras impostas pela Telecom Regulatory Authority of India (TRAI) são um desfecho negativo para a empresa de Mark Zuckerberg, visto que garantem que nenhum fornecedor pode discriminar no preço de acesso a serviços web.

“Apesar de estarmos desapontados pelo resultado, vamos continuar os nossos esforços para eliminar barreiras e dar a quem não está ainda conectado um caminho mais fácil para a Internet e as oportunidades que ela traz”, comentou o Facebook num comunicado citado pela Reuters. Dos 1,3 mil milhões de habitantes da Índia, apenas 252 milhões têm acesso à Internet. O Free Basics era oferecido através da operadora Reliance Communications.

O chairman da TRAI, Ram Sevak Sharma, disse em conferência de imprensa que “tudo na Internet é agnóstico no sentido em que não pode ter preços diferentes.” As operadoras de telecomunicações indianas também serão afetadas, já que ficam impedidas de lançar preços diferentes para os serviços com maior tráfego, algo que lhes poderiam render mais receitas no curto prazo.

O Free Basics, antes conhecido como Internet.org, está em operação em 35 países. Tem sido fortemente criticado por desequilibrar as regras de neutralidade da net e já foi suspenso noutros países, como o Egipto.

 

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

2 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

4 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

5 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago