Instagram terá mais de 100 milhões de utilizadores em 2018

Os números do mais recente estudo da eMarketer revelam que o Instagram ultrapassará a marca dos 100 milhões de utilizadores, daqui a três anos. Pelo menos, nos Estados Unidos, onde deverá roubar o primeiro lugar ao Facebook.

O Instagram é a rede social que tem registado maior crescimento nos EUA, talvez devido ao também crescente culto da imagem, especialmente neste país. Só em 2014, o número de utilizadores aumentou 60 por cento, de acordo com os resultados apurados pela eMarketer.

Este aumento significa que, no final, de 2014, o Instagram tinha cerca de 64,2 milhões de utilizadores, quase mais 20 milhões do que o Twitter, tornando-se na segunda maior rede social. O abrandamento nos números relativamente ao Twitter já muito foi discutido, inclusivamente pelo CEO Dick Costolo e as previsões apontam para que o cenário se mantenha.

O sucesso desta rede social estará no impacto nos grupos etários mais novos, nomeadamente na classe entre os 12 e os 17 anos, mas se a sua força fosse exclusivamente essa, o Instagram facilmente perderia a corrida com outras plataformas criadas a pensar especificamente nos adolescentes. A questão reside na capacidade que o Instagram tem em simplificar a partilha de fotos e imagens e na disponibilização de um editor rápido e acessível a qualquer grupo demográfico.

Debra Aho Williamson, analista na eMarketer, explica que “a simplicidade da aplicação é o que é mais apelativo; o Instagram tem mantido-se fiel à sua missão principal – entregar imagens e vídeos bonitos – enquanto outros serviços, como o Snapchat, têm acrescentado muitas funcionalidades novas”.

A previsão é de que, em 2018, o Instragram chegue, então, aos 100 milhões de utilizadores, podendo alcançar os 106 milhões. Tudo nos Estados Unidos, ainda que se os consumidores europeus seguirem o mesmo tipo de tendências, também deste lado do Atlântico se poderá verificar uma mudança nos hábitos relativamente a redes sociais.

Para chegar a estes resultados, foram contabilizadas apenas as contas que se mostraram ativas, pelo menos uma vez por mês, e que não pertencessem a empresas ou existissem em duplicado.

Filipa Almeida

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

7 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago