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Estes são os líderes do quadrante mágico de comércio digital

A consultora analisou 21 fornecedores de plataformas de comércio digital com base na amplitude da sua visão e capacidade de execução, distinguindo ainda dois “challengers”, três “visionários” e 12 “players de nicho.”

No caso da Demandware, a fabricante conseguiu passar de “challenger” em 2014 a “líder” nesta edição. Oracle, IBM e SAP Hybris já são repetentes no quadrante mágico.

“As plataformas de comércio digital permitem às organizações construírem sites comerciais B2B, B2C ou B2B-to Consumer (B2B2C) e apoiar a continuidade dos objetivos de negócio, desde a geração adicional de receitas até à possibilidade de transformação do negócio”, descreve a Gartner. “Estas plataformas apoiam ainda a criação de um contínuo desenvolvimento de interação e relacionamento online com clientes ou negócios, ao longo de múltiplos canais como retalhistas, grossistas, mobile, vendas diretas e indiretas, vendas digitais e call centers.”

A consultora classifica como líderes as empresas que “demonstram a capacidade de proporcionar uma funcionalidade comercial com profundidade e amplitude”, sublinhando ainda a oferta de competências comerciais transversais a múltiplas indústrias e modelos de negócio. A consultora salienta também a capacidade de oferecerem plataformas comerciais escaláveis para dar resposta a transações de grande volume e elevados níveis de GMV (grossing merchandising volume) para venda online, de serviços de vendas e suporte diretos e indiretos e serviços e integração com parceiros, além de funcionalidades adicionais que integrem a sua principal plataforma de comércio.

“Os líderes têm ainda viabilidade financeira, tecnológica e organizacional, assim como aparecem consistentemente em avaliações de fornecedores de soluções de comércio digital. Além disso, costumam fazer parte de benchmarks competitivos e ser comparados com outros fornecedores”, continua a Gartner.

Para a SAP Hybris, que se foca em soluções para comércio e de envolvimento do cliente omni-canal, é o terceiro ano consecutivo neste quadrante – um “marco importante para a empresa”, segundo diz Ivano Fossati, diretor de desenvolvimento de negócio da SAP Hybris EMEA. O responsável esteve esta semana em Portugal para eventos dedicados a clientes nacionais e referiu que a distinção faz prova da “relevância” das soluções da empresa. “Continuamos concentrados em realizar cada vez mais parcerias com empresas B2B e B2C, contribuindo para alavancar os respetivos comércios digitais e iniciativas omni-canais, enquanto simplificamos, em simultâneo, o seu ambiente tecnológico”, complementa.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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