Microsoft aposta no reforço das funcionalidades do Office

A Microsoft tem, ao longo dos últimos tempos vindo a reforçar as suas apostas em parcerias e em atualizações ao Office, que de momento está a ser alvo de substanciais melhorias para oferecer aos utilizadores uma experiência otimizada e uma maior eficiência a partir de qualquer dispositivo.

Microsoft Office

Uma das novidades, disse a gigante tecnológica em comunicado, é a disponibilização das novas aplicações do Office para iPhone e iPad, promovendo uma experiência de utilização otimizada para que possam tirar partido das aplicações do Word, Power Point e Excel em mobilidade.

Os utilizadores de tablets com Android veem também a sua capacidade de colaboração e produtividade ampliadas com a disponibilidade da versão preview do Office, através da qual podem criar e editar conteúdos a partir de qualquer dispositivo, sem necessidade de subscrição do serviço. A disponibilidade geral é esperada para o início de 2015.

O OneDrive para os subscritores do Office 365 Casa, Office 365 Pessoal e Office 365 Universitários disponibiliza agora armazenamento ilimitado.

A Microsoft anunciou ainda uma união estratégica com a Dropbox, que visa a integração do serviço de armazenamento e partilha de arquivos com o Office Online (versões web, mobile e tablet). Desta forma, os utilizadores podem aceder mais fácil e rapidamente aos seus documentos e pastas armazenados na Dropbox através das aplicações do Office Online, bem como editar diretamente os conteúdos e sincronizá-los em todos os seus dispositivos. A capacidade de colaboração é também ampliada já que o utilizador pode mais facilmente partilhar novos arquivos ou documentos editados a partir do Office para a Dropbox.

A integração dos dois serviços acontece no primeiro semestre de 2015, disseram fontes oficiais da empresa, e, numa primeira fase, nas atualizações das aplicações do Office para iOS e Android, estando prevista para breve a disponibilização da aplicação Dropbox nas plataformas Windows Phone e Windows Tablet.

O novo Outlook agora está também disponível para Mac, proporcionando aos utilizadores de Office 365 níveis superiores de desempenho e segurança, oferecendo ainda uma experiência de utilização familiar e consistente do Outlook no PC, na Web, em iPad e iPhone e em dispositivos Android.

Com uma nova e moderna interface, o utilizador beneficia do suporte ao arquivo do Exchange durante a pesquisa (online ou on-premises) no arquivo de email, e de melhorias no acesso às listas de categorias (nome e cor) e possibilidade de sincronização entre Mac, Windows e OWA. A isto soma-se a capacidade de partilha de grandes arquivos no OneDrive, já que o utilizador tem agora a possibilidade de arquivar até 10 GB de ficheiros individuais e partilhar arquivos de grande dimensão.

O novo Outlook para Mac está disponível para os utilizadores que tenham a subscrição do serviço Office 365, bem como para nas versões do Office 365 Casa, Office 365 Pessoal e Office 365 Universitários.

A Office Swayesta é uma nova aplicação da suite do Office, que permite de forma interativa criar expressões web a partir do telefone ou browser.

A OneNote class notebooks é umaaplicação que possibilita a criação de um “Caderno do Estudante” no OneNote, organizado em três áreas: Caderno do Aluno (podem ser partilhados entre aluno e professor; estes podem aceder aos notebooks a qualquer momento, mas os estudantes não podem ver os cadernos dos outros); Biblioteca de conteúdo(sítio onde os professores podem disponibilizar materiais do curso); Espaço de colaboração(dirigido a qualquer indivíduo na turma para partilha, organização e colaboração).

Por outro lado, a OneDrive para os subscritores do Office 365 Casa, Office 365 Pessoal e Office 365 Universitários disponibiliza agora armazenamento ilimitado.