Microsoft deverá apresentar nova versão do Windows em abril

A próxima versão do Windows poderá ser apresentada já na primeira semana do próximo mês de abril na conferência de programadores BUILD, que decorrerá nos Estados Unidos.

windows-wallpapers-8Existem grandes possibilidades da Microsoft apresentar a sua nova versão do Windows já em abril, apesar da versão final só ser lançada em 2015. Recorde-se que o Windows 8 ainda não mereceu a confiança da grande maioria dos utilizadores e o Windows 8.1 ainda nem teve tempo para se afirmar no mercado.

A nova versão, chamada de “Threshold”, irá tentar corrigir algumas das críticas que têm sido feitas às versões mais recentes do software, como por exemplo o foco demasiado grande no interface de mosaicos e não tanto no ambiente de desktop.

O futuro do Windows deverá passar novamente pelo foco no desktop, incluindo o regresso “completo” do Menu Iniciar, e da possibilidade de correr aplicações em estilo “metro” também no modelo de desktop.

Apesar do sucessor do Windows 8.1 ser apresentado em abril no BUILD, só será oficialmente lançado um ano depois, em abril de 2015. O lançamento desta nova versão tem como objetivo tentar corrigir a fraca adesão às últimas versões do sistema operativo.

Segundo dados da NetApplications, o Windows 8 terminou o ano de 2013 com uma quota de mercado de 6,89 por cento e o Windows 8.1 com 3,6 por cento. O Windows XP, que tem o seu final marcado para breve, estava no final do ano em 29 por cento dos computadores e o Windows 7 em quase metade dos PCs do mundo, com uma quota de 47,5 por cento.

Mas esta não é a única novidade da Microsoft para este ano. Ainda em 2014, a multinacional deverá lançar uma grande atualização para o Windows 8.1, conhecida como GDR1, que deverá funcionar como os Service Packs.