Categories: EscritórioMacPC

Microsoft Surface desafia Apple em terreno empresarial

E se, durante décadas, o departamento gráfico e criativo apostava nos Macintosh enquanto o resto da empresa era baseado em PC-Windows, isto pode vir a mudar.

Aliás, em rigor, já vimos alguns traços desta “rebeldia”. E agora, com o lançamento de novos produtos, como o Microsoft Surface Pro 4, o all-in-one desktop Surface Studio e o laptop Surface Book i7, o cenário pode mesmo vir a alterar-se. Com estes produtos, a Microsoft parece estar a espetar uma seta bem no coração do negócio “criativo” da Apple.

Surface vs Mac

Bem, mas isso ainda não é para já. Porque a verdade é que as vendas da linha Surface ainda não são suficientes para ameaçar as vendas dos Macintosh e dos iPad. Mas não deixa de ser notável o facto das vendas do Surface terem aumentado em 38% no último trimestre, como reportou a Microsoft, a 20 de outubro. Comparadas com as vendas do iPad, que estão a cair, podemos verificar  uma tendência algo preocupante para os lados da Apple.

E talvez o mais preocupante para a Apple é que estas vendas do Surface foram obviamente para o tablet, e não para os novos dispositivos que foram anunciados apenas na semana passada.

Os novos dispositivos Surface podem constituir um enorme desafio à Apple quer pela inovação que apresentam quer pelo marketing da Microsoft. No caso de não não terem reparado, o Surface da Microsoft está a ser fortemente anunciado como uma plataforma criativa com o foco em artistas e arquitetos a darem rasgados elogios ao produto.

Os novos modelos incluem o Surface Studio, um computador de mesa multifuncional de 28 polegadas que pode incluir um periférico opcional, o Surface Dial, que adiciona funcionalidade aos menus e outras ações quando colocado no ecrã do Studio.

Segundo os especialistas que já testam e esmiuçam o produto, o Surface já vem com uma excelente caneta, mais fácil de usar e mais capaz do que o Apple Pencil, que funciona com o iPad Pro, mas tem de ser comprado à parte.

Novos produtos

Enquanto a Apple acaba de anunciar os novos MacBook Pros, na verdade estes computadores portáteis são basicamente uma melhoria incremental e não de algo revolucionário. É verdade que têm um touch-pad no lugar das teclas de função, mas a Apple até agora tem resistido a acrescentar algo tão básico como um touch-screen nos seus laptops.

Mas não tenhamos dúvidas: a base instalada dos Surface nas empresas está longe de ser tão grande quanto a da Apple. Por outro lado, a base instalada do Windows tem uma ordem de grandeza muito maior.

Do ponto de vista empresarial, ser capaz de escolher um computador para a sua equipa criativa que está a executar o mesmo sistema operativo que a restante companhia pode ser um forte incentivo para escolher a Microsoft.

A ver vamos, os próximos meses deverão ser interessantes.

Microsoft Surface Studio

Image 5 of 5

Surface-Studio-1.
Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

16 horas ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

1 dia ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

7 dias ago