Categories: e-Commercee-Marketing

Negócios de e-commerce totalmente estrangeiros já podem operar na China

O Ministério da Indústria e das Tecnologias de Informação (MITI), a autoridade reguladora do setor das TI da China, disse hoje que esta decisão tem efeito imediato e que abrangerá serviços que manuseiem dados online e plataformas de comércio. A Reuters, contudo, diz que as repercussões da medida sobre os negócios de e-commerce existentes são ainda incertas.

É característica do governo chinês a desconfiança face a empresas tecnológicas estrangeiras, alegando que estas forasteiras prejudicam a saudável atividade concorrencial do mercado local e ensombram as pequenas entidades nativas. Desta forma, Pequim tem ativamente sujeitado as empresas estrangeiras a minuciosas e frequentes investigações antitrust, o que tem incapacitado as operações de inúmeras empresas cujo berço fica além das fronteiras da potência asiática.

Mas com esta abertura da esfera do comércio eletrónico à influência de organismos estrangeiros, podemos ser levados a pensar que a China apercebeu-se, por fim, de que uma postura veemente protecionista, e por vezes até anti-americana, poderá estar a resultar na estagnação do mercado do comércio eletrónico, ou num crescimento aquém do potencial, e que está na altura de tornar permeável parte das suas “muralhas digitais”.

O MITI afirma que esta estratégia vai estimular o desenvolvimento do mercado chinês do comércio online e cativar investimento estrangeiro, o que levará, ainda, ao aumento da competitividade.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago