Nissan negoceia venda de baterias à Panasonic

Segundo fontes próximas do processo, a construtora automóvel também está a conversar com empresas chinesas potencialmente interessadas. A Nissan detém 51% da Automotive Energy Supply, uma joint-venture com a NEC Corp.

A intenção de vender esta participação foi inicialmente noticiada pelo diário japonês Nikkei, segundo o qual a Nissan quer vender porque será mais barato comprar as baterias para os seus carros elétricos que produzi-las. Na imagem, é possível ver o pack de baterias do Leaf, uma das maiores apostas da construtora em carros elétricos, que chegou ao mercado há cerca de seis anos.

Carlos Ghosn, que lidera a Nissan e a Renault, tomou a decisão de investir forte nos carros elétricos muito antes do resto da concorrência. Em 2009, as duas empresas decidiram investir 4 mil milhões de euros na construção do Leaf e outros modelos, calculando a necessidade de meio milhão de baterias por ano. O problema é que o mercado está a demorar mais que o previsto a aderir a estes carros (meio milhão terá sido o total vendido por todas as marcas no ano passado), e como tal, tem sido difícil baixar o custo de produção das baterias porque este é um negócio de escala.

Aliás, a Tesla Motors acabou de apresentar um agravamento dos prejuízos no segundo trimestre precisamente porque está a investir mais na produção de baterias. A marca de Elon Musk usa baterias da Panasonic.

Num email enviado à agência noticiosa, a Nissan limitou-se a considerar que quaisquer notícias desta operação são “especulação” e não se baseiam em anúncios oficiais. Nem a Panasonic nem a NEC quiseram comentar as negociações.

Neste momento, a Nissan está também a tentar vender os 41% que detém no fornecedor de peças Calsonic Kansei Corp. Em maio deste ano, a empresa adquiriu 34% da Mitsubishi Motors Corp por 2,2 mil mihões, numa tentativa de melhorar a sua posição competitiva em relação às gigantes Toyota e Volkswagen.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago