A Noruega vai digitalizar todos os seus livros e disponibilizá-los gratuitamente. Deste modo, todos os livros da Biblioteca Nacional daquele país vão estar acessíveis de forma gratuita.
A Finlândia e o Reino Unido já tinham apostado nesta medida e também a Google tem digitalizado o acervo de bibliotecas e outras instituições em vários países, incluindo Portugal, onde começou, há cinco anos, por digitalizar e disponibilizar livros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Mas a Noruega assinou mesmo acordos com várias editoras, permitindo a qualquer pessoa com um endereço IP norueguês aceder a material protegido por direitos de autor. O material isento de direitos de autor estará à disposição de qualquer utilizador da Internet.
No entanto, os responsáveis por esta tarefa acreditam que esta vai demorar entre 20 a 30 anos a ficar concluída, apesar das primeiras linhas de trabalho terem começado a ser definidas em 2006.
Até 2020 a Biblioteca Nacional da Noruega deverá ter digitalizado todo o seu acervo e disponibilizado gratuitamente o seu conteúdo a qualquer cidadão que esteja no território.
Esta biblioteca possui livros da Idade Média até livros, jornais e filmes recentes, que poderão ser consultados e visionados a partir de qualquer computador naquele país, gratuitamente.
Até ao ano passado foram digitalizados cerca de 350 mil jornais, 235 mil livros e 240 mil páginas de manuscritos, o mesmo sucedendo com outras formas de media, como programas de rádio ou televisão.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…