Novo SAP S/4HANA integra funcionalidades de machine learning

O SAP S/4HANA tem nova versão que integra as capacidades e analítica preditiva da solução SAP Leonardo, com o objetivo reforçar a competitividade das empresas, e é personalizada para linhas de negócio e indústria.

A suite ERP da SAP de última geração chega à versão 1709 com novas aplicações que fornecem conhecimento e contexto de negócio em tempo real, ao mesmo tempo que libertam os recursos de tarefas repetitivas. 

Entre as novas ferramentas do SAP S/4HANA powered by SAP Leonardo está o SAP Cash Application e o SAP Fiori apps for contract consumption.  O primeiro combina os critérios de correspondência dos dados históricos de compensação financeira da empresa para emitir automaticamente as faturas dos pagamentos que estão para se realizar. Esta funcionalidade cria centros de serviços partilhados mais eficientes e permite a alocação dos profissionais das áreas financeiras a atividades mais estratégicas.

Já a apps for contract consumption prevêem o término de contratos ou o consumo de bens, o que possibilita uma relação e negociação com os fornecedores mais eficaz. Como resultado da integração da aplicação SAP Predictive Analytics, os clientes podem agora prever o consumo do contrato diretamente na aplicação e atualizar o modelo utilizando os seus próprios dados com um único clique.

O novo  SAP S/4HANA 1709 disponibiliza, ainda, novas capacidades para as empresas do retalho e para o sector industrial e de exploração mineira, para além de ser facilmente adotável por empresas de todas as indústrias.

A otimização desta última versão da solução também responde às necessidades dos utilizadores de cada linha de negócio. A nível financeiro, o cockpit SAP Financial Closing permite um fecho de contas mais célere automatizando tarefas, ao mesmo tempo que assegura o cumprimento dos requisitos regulamentares. 

Já em termos da cadeia de fornecimento, o novo SAP S/4HANA, que integra agora a aplicação SAP Transportation Management, disponibiliza a convergência da cadeia de fornecimento e do sistema de produção industrial, desde o planeamento e previsão até à produção, execução e transporte.

Quanto às vendas e marketing, a última versão ajuda as empresas a harmonizar os processos de faturação financeira, preço e serviços ao cliente para empresas com estratégias distintas, quer em cloud privadas quer com instalação do software nos próprios centros de dados.

No que se refere ao fabrico, a solução SAP S/4HANA Manufacturing para engenharia de produção e operações, que passa a integrar também o  SAP S/4HANA 1709, combina engenharia de fabrico, operações de produção alargadas e soluções de montagem complexas numa experiência de utilização ímpar e intuitiva transversalmente aos processos de negócio, desde o planeamento até à produção.