Categories: e-Commercee-Marketing

Portugueses dedicam cada vez mais tempo às compras online

Quando comparada com a situação vivida há cinco anos atrás, cerca de 40% dos portugueses dizem dedicar mais tempo às compras na Internet. Por outro lado, quase metade dos consumidores (45%) diz ter reduzido o tempo passado em lojas físicas. A nível europeu, o tempo passado em loja diminuiu para cerca de 40%, enquanto o tempo passado na Internet tem aumentado para 1 consumidor em cada 2. Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem.

 

Relativamente às visitas às lojas, 19% dos portugueses estão plenamente de acordo em “dedicar mais tempo à procura e à pesquisa antes de comprar”, 25% no caso das compras na Internet. O consumo enquanto lazer ocupa também uma posição importante. Muitos portugueses gostam de “demorar o seu tempo sem necessariamente comprar”. Há um “lado de prazer que é por vezes relaxante” para 13% dos inquiridos que fazem compras nas lojas e para 17% dos que compram na Internet. Ao contrário do que se poderia pensar, “tentar perder o mínimo de tempo possível” surge apenas na terceira posição e é uma preocupação para somente 12% dos clientes em loja e 9% dos compradores online.

De uma forma geral, comparando a evolução do tempo gasto em lojas e online, constata-se que a Internet tem roubado cada vez mais tempo aos consumidores. Efetivamente, a proporção de consumidores europeus que tem aumentado o tempo que gasta em compras é uma vez e meia maior do que a proporção de pessoas que o reduziram.

Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 8.719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago