Categories: MobilidadeSmartphones

Gfk revela preferências dos portugueses na compra de smartphones

Os resultados revelaram que, em Portugal, na compra de um smartphone da marca BQ foi considerada a bateria, o serviço pós venda, o móvel livre, o preço e o sistema operativo, sendo o preço o fator determinante da compra. Constatou-se que, na sua generalidade, os adultos com menos de 35 anos são quem mais compram smartphones livres de operador.

Para os homens, a marca, o facto de serem livres de operador, dual SIM e a duração da bateria foram as características mais valorizadas, enquanto as mulheres destacaram a câmara fotográfica.

Por outro lado, os pais com filhos menores consideraram a marca o mais importante. Em contrapartida, os que não têm filhos valorizam mais a cobertura 4G. Numa perspetiva geral, a faixa etária dos 15 aos 35 anos considerou que o sistema operativo é fundamental, sendo que dos 36 aos 55 anos a qualidade, a boa experiência prévia e a câmara foram os aspetos mais salientados. As pessoas com mais de 55 anos referiram a cobertura 4G.

Foi igualmente verificável que cerca de 63 por cento das pessoas entrevistadas dedica mais de duas horas por dia ao uso de smartphones. O maior tempo de utilização é feito em casa, seja para fazer compras, downloads, vídeos ou tirar fotos. Fora de casa, o smartphone é mais utilizado para fazer chamadas telefónicas, navegar na Internet, tirar fotos e ouvir música. O estudo evidencia que as mulheres e os jovens entre os 15 e os 35 anos são quem dedica mais tempo ao uso de smartphones. Comparativamente, os homens e os maiores de 55 anos utilizam o equipamento durante menos tempo.

Segundo os portugueses, a maior vantagem do uso de smartphones é a ligação à Internet em qualquer lugar, pelo que a desvantagem é a dependência que este cria. Na sua maioria, os entrevistados não utiliza o smartphone como meio de pagamento. O Facebook sobressaiu-se como a rede social mais utilizada através do smartphone em Portugal.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago