Reguladores pedem ao Congresso dos EUA legislação para criptomoedas

Os reguladores norte-americanos deverão pedir ao Congresso dos Estados Unidos para aprovar a legislação para melhorar a supervisão de moedas virtuais.

Os reguladores norte-americanos deverão pedir ao Congresso dos Estados Unidos para aprovar a legislação para melhorar a supervisão de moedas virtuais. Tal como outros países, os EUA estão preocupados com os riscos associados ao mercado de criptomoedas.

Os comentários de Jay Clayton, chairman da comissão de valores (SEC), antes do comité do setor da banca do senado norte-americano são, até ao momento, o mais claro indicador de que as autoridades norte-americanas estão a trabalhar em novas leis para examinar o comércio e o investimento em criptomoedas como o Bitcoin, Ethereum ou Ripple.

Clayton explicou que a agência, em conjunto com o CFTC, está a coordenar-se com o departamento do tesouro e com a reserva federal sobre o assunto. No entanto, o chairman explicou que os legisladores têm de clarificar e melhorar os poderes regulatórios.

O comité ouviu o chairman da SEC depois da queda abrupta da Bitcoin, que perdeu cerca de metade do valor desde o início de 2018; os investidores receiam as potenciais regulações do mercado em questão.

Tanto Republicanos como Democratas mostraram-se preocupados com a volatilidade, a proteção dos investidores e os riscos colocados por ciber criminosos no que diz respeito ao mercado das criptomoedas.

A SEC e a CFTC têm feitos esforços para policiar o mercado e para mostrar as limitações da atual estrutura regulatória dos Estados Unidos sobre o assunto.