São dados revelados pelo novo estudo da tecnológica portuguesa PHC Software, “A Revolução Tecnológica no Retalho: Realidade ou Ambição?”. O relatório dá a conhecer as especificidades e necessidades tecnológicas do sector do retalho, apontando para uma forte tendência de otimização dos processos de negócio e para uma adaptação da experiência de compra à vontade do consumidor.
Neste momento, 18% dos retalhistas têm loja online, mas uma percentagem mais elevada (24%) pondera investir em e-commerce durante o próximo ano. A dois anos, são 42%.
“A loja online é hoje crucial na área do retalho e é natural que 42% dos retalhistas pretenda investir nesta área”, analisa Cláudia Raposo, diretora de operações da PHC Software. “Sabem que os seus negócios necessitam das soluções tecnológicas que dão aos seus clientes a experiência que estes procuram”, acrescenta.
Melhor cenário existe na utilização de um software de gestão integrado com o ponto de venda, que já abrange 83% dos players. A opção destina-se não só a fazer face às obrigações legais, mas também a responder à necessidade de automatização dos processos e de uma gestão eficaz de stocks, vantagens mencionadas pelos inquiridos na aquisição e escolha de um software. No que toca à sincronização de dados entre lojas e sede em tempo real, é feita por 62% dos retalhistas, o que facilita e agiliza os processos de inventário e stock.
Mais atrasada está a adesão aos pagamentos por telemóvel: apenas 13% dos retalhistas consideram vir a dar resposta a esta tendência durante os próximos dois anos. É uma diferença significativa em relação às previsões da consultora Gartner para este sector, que aponta para 50% dos consumidores a pagarem por telemóvel em 2018, nos mercados maduros.
Os resultados deste estudo foram apresentados no evento Retail Day, que decorreu nas instalações da Microsoft em Lisboa e recebeu cem parceiros e clientes da PHC.
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