SAP moderniza armazenamento de dados com solução SAP BW/4HANA

A SAP acaba de revelar a solução SAP BW/4HANA, uma aplicação de armazenamento de dados de nova geração para a gestão de empresas digitais em tempo real. A acrescentar à tradicional implementação nos centros de dados dos clientes (on-premise), a nova solução estará disponível brevemente na Amazon Web Services (AWS) e no serviço SAP HANA Enterprise Cloud para que as empresas possam modernizar os seus ambientes de armazenamento de dados e acelerar o seu percurso de transformação digital para a cloud.

Com a solução SAP BW/4HANA, os clientes terão uma forma muito mais simples e poderosa de obter dados analíticos em tempo real, através de uma nova plataforma de armazenamento de dados, que favorece a interatividade com a informação atual e histórica existente num ambiente de TI diversificado, resida ela dentro ou fora da empresa. Para responder à procura de sistemas de TI altamente escaláveis e abertos, o SAP BW/4HANA irá proporcionar um ambiente de data warehousing aberto para um rápido desenvolvimento de aplicações, uma interface de utilizador moderna, uma avançada capacidade de manipular várias temperaturas de dados e, ainda, a compatibilidade com soluções cloud-ready, nomeadamente AWS e SAP HANA Enterprise Cloud, estando previsto também outras plataformas cloud de terceiros.

 

Tornar os negócios mais ágeis

De forma a responder ao ritmo acelerado dos negócios do século XXI, os utilizadores do SAP BW/4HANA serão capacitados com modernas técnicas de modelação de dados associadas a um modelo objeto de data warehousing unificado e otimizado. Adicionalmente, irá incluir funcionalidades de governação que possibilitam o desenvolvimento ágil de aplicações de data warehousing, entregando um melhor conhecimento do negócio, em tempo real. As aplicações de negócio, incluindo aquelas que são baseadas em SAP S/4HANA, vão poder beneficiar de um data warehousing pré-construído e de um ambiente de desenvolvimento baseado em SQL, que permite obter rápidas e versáteis soluções de armazenamento de dados, para melhoria da agilidade e flexibilidade do negócio.

“Como early-adopter do SAP BW/4HANA a funcionar na AWS, reduzimos o tempo de produção total em 50%, permitindo-nos desenvolver uma nova e poderosa plataforma de dados analíticos com um investimento inicial mínimo em apenas três meses,” refere Diego Lombardini, head of Finance Systems, Fairfax Media Pty, Ltd. “Para apoiar o nosso negócio, que está sempre em mutação, temos agora um ambiente cloud extremamente flexível, altamente escalável e que prepara o nosso negócio para o futuro”.

Os clientes SAP BW/4HANA podem beneficiar de:

    • Uma completa plataforma de gestão de informação para gerir em tempo real o seu negócio, através da geração de views em SAP HANA, que combinam a lógica de SQL e dados aplicacionais extraídos diretamente do SAP S/4HANA;
    • Maior desempenho através da execução em memória de cálculos/algoritmos complexos;
    • Rápido desenvolvimento de aplicações com uma interface de utilizador totalmente redesenhada, para uma melhorada modelação dos fluxos de dados;
    • Custos de armazenamento e gestão de informação mais reduzidos através duma distribuição automatizada das diferentes temperaturas de dados;
    • Um eficiente processo de migração e implementação de uma solução de data warehousing com uma capacidade de carregamento de informação unificado;
    • Fácil transição para clientes com SAP Business Warehouse (BW) para SAP BW/4HANA.

 

Aumento de versatilidade na Cloud

Para ajudar os clientes de qualquer dimensão a convenientemente implementarem um sistema acessível de armazenamento de dados, a solução SAP BW/4HANA estará disponível no AWS e SAP HANA Enterprise Cloud, com outras opções de implementação cloud adicionais a estarem previstas para breve. Adicionalmente, o SAP BW/4HANA irá facilitar a integração com a solução SAP BusinessObjects Cloud, que por sua vez proporcionará um poderoso ambiente de visualização, exploração e contextualização da informação. Nesse contexto, o SAP BW/4HANA incorpora conectividade com o SAP Digital Boardroom. Estas flexíveis opções de implementação trazem elasticidade, versatilidade e uma excelente relação preço-benefício aos clientes.

A coincidir com este lançamento da solução SAP BW/4HANA, a SAP emitiu uma nova certificação para as instâncias X1 de memória otimizada do AWS. Esta nova certificação abrange implementações de larga escala, até 7 nós, totalizando 14TB de memória e tornando o X1 numa plataforma ideal para os clientes que querem implementar rapidamente soluções empresariais no SAP HANA em AWS.