Software da Keep Solutions gere acervo de Siza Vieira

Alguns dos mais importantes projetos do arquiteto Álvaro Siza Vieira estão agora disponíveis online para o público graças a um software desenvolvido pela Keep Solutions, spin-off da Universidade do Minho.

O arquivo digital do “Mestre”, doado pelo próprio à Fundação de Serralves, inclui desenhos, maquetes, esboços, fotos e materiais digitais de 40 projetos de relevo a nível nacional, que podem ser consultados gratuitamente em http://arquivos.serralves.pt.

A gestão destes conteúdos foi feita através do software Archeevo, que permite o tratamento arquivístico, desde a descrição da documentação e integração das respetivas representações digitas até à disponibilização para consulta. Entre os projetos já disponíveis estão a Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos, 1963), as Piscinas de Leça da Palmeira (Matosinhos, 1966), a Casa António Carlos Siza (Santo Tirso, 1978), o edifício do Banco Borges & Irmão (Vila do Conde, 1986) e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto, 1999), entre outros.

Álvaro Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker 1992 e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2012, doou há quatro anos o seu extenso arquivo à Fundação de Serralves, Calouste Gulbenkian e ao Centro Canadiano de Arquitetura (CCA), sob o compromisso de estabelecerem uma metodologia conjunta de tratamento arquivístico que permita o acesso coletivo à obra. Os conteúdos começaram a ser disponibilizados este mês nos sites das respetivas entidades. Em Portugal ficaram os projetos nacionais concebidos pelo arquiteto de 1958 a 2006. Os projetos com repercussão internacional ficaram sob a alçada do CCA. O arquivo completo, partilhado pelas três instituições, conta para já com cerca de 60.000 desenhos, 500 maquetes e 282 cadernos de esquissos, entre outros materiais. Ao longo dos próximos anos serão disponibilizados novos conteúdos para pesquisa. A gestão dos espólios da Fundação Calouste Gulbenkian e do CCA foi assegurada por outros softwares de gestão de arquivo.

10 anos a preservar a história

Dedicada ao desenvolvimento de soluções avançadas para a área da gestão de informação e da preservação digital, a Keep Solutions assinala o seu décimo aniversário no próximo mês de maio. Tem vindo a trabalhar com instituições como a Presidência da República, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Exército e a Marinha, vários ministérios e universidades, dezenas de municípios e outras entidades. Participou também em projetos como o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, que alberga quase 1,5 milhões de documentos de instituições de ensino, o Portal Português de Arquivos com mais de 4 milhões de registos de arquivos nacionais, bem como os projetos europeus SCAPE, 4C e E-ARK, que incluem parceiros como as Bibliotecas Nacionais da Holanda, Áustria e Dinamarca, a British Library e a Microsoft Research.