Categories: Inovação

Sony cria incubadora de produtos extravagantes

Este grupo de incubação vai juntar várias unidades que hoje estão dispersas: Life Space UX, Papel Digital, SmartEyeglass e Sports Entertainment. Cada uma destas divisões tem investido em tecnologias inovadoras que integram produtos de conceito, interação humana e o ambiente à sua volta. A Sony quer partilhar recursos entre estas divisões e alinhar as estratégias de ida para o mercado.

“Na Sony, temos uma forte herança como pioneiros na tecnologia de consumo que tem impacto nas vidas diárias”, explica Mike Fasulo, presidente da Sony Electronics. “Cada unidade de negócio NBIG vai demonstrar os nossos esforços continuados em I&D e o foco em entregar tecnologia que abraça a inovação e uma nova forma de pensar.”

A Life Space UX, por exemplo, cria produtos destinados a modificar a interação do utilizador com o ambiente físico e a sua experiência de entretenimento, explica a empresa em comunicado. Um destes produtos é o 4K Ultra Short Throw Projector, que se coloca no chão ao pé da parede e a transforma numa “janela” para outro mundo. Há também a LED Bulb Speaker, uma lâmpada com altifalante que dá música através do candeeiro e vai chegar em breve por cerca de 215 euros. E outro produto é o Glass Sound Speaker, uma coluna de som com o formato de um tubo em vidro com uma fonte de luz LED.

Noutro grupo inclui-se o programa Future Lab, cuja abordagem à investigação e desenvolvimento se foca num ambiente criativo aberto, com feedback dos consumidores – que são chamados a agirem como “co-criadores.”

O primeiro protótipo deste programa foi demonstrado recentemente no festival South by Southwest, em Austin, Texas. Chama-se “N” e consiste numa interface de utilização mãos livres que permite controlar o adio com comandos de voz, permitindo ao consumidor receber informação sem ter de inserir um auscultador no ouvido. É uma espécie de auscultador externo.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago